Topo

Esse conteúdo é antigo

Tales: Com povo, Lula cria passagem de faixa que vai entrar para a história

Do UOL, em São Paulo

01/01/2023 18h13Atualizada em 01/01/2023 18h34

O colunista do UOL Tales Faria opinou hoje, durante o UOL News Especial, que a passagem da faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrará para a história.

Lula recebeu a faixa da catadora Aline Sousa, de 33 anos, neste domingo (1º). Antes de chegar ao petista, o item passou pelas mãos do cacique Raoni, de uma criança negra, um metalúrgico e outros quatro representantes da sociedade.

O rito de passagem do item é geralmente feito pelo presidente antecessor, no caso Jair Bolsonaro (PL), ou o vice-presidente anterior, Hamilton Mourão (Republicanos). Porém, ambos se negaram a participar da cerimônia de transmissão.

Diante do que o Bolsonaro e o próprio Mourão aprontaram, de se negar a passar a faixa para o Lula, ele criou uma nova passagem de faixa que irá entrar para a história do país, que é dessa representação da sociedade entregando a faixa para o presidente que passou por uma verdadeira via crucis diante de um juiz maluco, incompetente."
Colunista do UOL Tales Faria

Tales destacou a "simbologia" das três passagens de faixa que o presidente Lula participou, citando que todas elas "entraram para a história".

Confira as opiniões do colunista sobre a presença do petista nos ritos:

  • 1º) Transmissão de Fernando Henrique Cardoso para Lula: "Era um intelectual passando a faixa para um ex-operário com uma relação republicana e amigável dos dois";
  • 2º) Transmissão do Lula para a Dilma Rousseff: "Lula entregou o cargo para a primeira mulher presidente do Brasil. Foi uma cena histórica";
  • 3º) Transmissão de hoje: "Diante do que Bolsonaro e Mourão aprontaram, Lula criou uma nova passagem de faixa".

Para o colunista, o segundo discurso de Lula, após receber a faixa presidencial, foi "no coração das pessoas" com declarações emocionantes. O petista chorou ao falar sobre a desigualdade social.

"Foi um discurso absolutamente perfeito", concluiu.

Acompanhe a cobertura completa da posse de Lula: