Topo

Esse conteúdo é antigo
OPINIÃO

Josias: Há um abismo entre os discursos de Lula no Congresso e no Planalto

Colaboração para o UOL

01/01/2023 18h09Atualizada em 02/01/2023 17h36

O colunista do UOL analisou, durante participação no UOL News Especial hoje, que o novo presidente não pregou união no primeiro discurso no Congresso, enquanto incluiu até os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo pronunciamento, no Palácio do Planalto.

"Entre o discurso do Congresso e do Planalto parece haver um abismo. No plenário do Congresso, esqueceu de mencionar a emergência da pacificação nacional. E no palanque de mármore do Palácio do Planalto ele incluiu na sua fala os 58 milhões de brasileiros que votaram no Bolsonaro, seu adversário".

Para Josias de Souza, Lula (PT) deixou claro no segundo discurso a diferença entre Bolsonaro e seus eleitores.

Ele conseguiu fazer nesse segundo discurso uma distinção que me parece muito relevante. Ele fala do Bolsonaro sem negligenciar os bolsonaristas, até porque nem todo mundo que votou no Bolsonaro é bolsonarista a ponto de 'pular no abismo'. "Josias de Souza, colunista do UOL

Destaque de Lula no Congresso:

  • "Apesar de tudo a decisão das urnas prevaleceu, graças a um sistema eleitoral internacionalmente reconhecido por sua eficácia na captação e apuração dos votos. Foi fundamental a atitude corajosa do Poder Judiciário, especialmente do Tribunal Superior Eleitoral";
  • "Hoje nossa mensagem ao Brasil é de esperança e reconstrução. O grande direito de soberania e de desenvolvimento que essa nação levantou a partir de 1988 vinha sendo sistematicamente demolido nos anos recentes";
  • "Ao longo desta campanha eleitoral vi a esperança brilhar nos olhos de um povo sofrido, em decorrência da destruição de políticas públicas que promoviam a cidadania, os direitos sociais, a saúde e a educação. Vi o sonho de uma pátria generosa que oferece oportunidade a seus filhos e filhas em que a solidariedade ativa seja mais forte que o individualismo cego";
  • "Nenhuma nação se ergueu nem poderá se erguer sobre a miséria de seu povo. Os direitos e interesses da população, o fortalecimento da democracia e a retomada da soberania nacional serão os pilares de nosso Governo"
  • "Vamos retomar a política de valorização permanente do salário mínimo, estejam certos de que vamos acabar mais uma vez com a vergonhosa fila do INSS, outra injustiça restabelecida nestes tempos de destruição"

Destaques de Lula no Planalto:

  • "[Minha gratidão aos] que tiveram a coragem de vestir a nossa camisa, e, ao mesmo tempo, agitar a bandeira do Brasil quando uma minoria violenta e antidemocrática tentava censurar nossas cores e se apropriar do verde e amarelo que pertence a todo povo brasileiro"
  • "É hora de reatarmos os laços com amigos e familiares, rompidos pelo discurso de ódio e pela disseminação de tantas mentiras. Chega de ódio, fake news, armas e bombas. Nosso povo quer paz para trabalhar, estudar, cuidar da família e ser feliz. A disputa eleitoral acabou"
  • "Não existem dois Brasis. Somos um único país, um único povo, uma grande nação. Somos todos brasileiros e brasileiras, e compartilhamos uma mesma virtude. Nós não desistimos nunca"
  • "O Brasil é grande, mas a real grandeza de um país reside na felicidade de seu povo, e ninguém é feliz de fato em meio a tanta desigualdade"

Acompanhe a cobertura da posse de Lula