Topo

Esse conteúdo é antigo

Nada a desabona, diz Padilha sobre ministra acusada de elo com miliciano

Do UOL, em São Paulo

04/01/2023 15h20Atualizada em 04/01/2023 19h50

O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais de Lula afirmou que, até o momento, as informações que ligam Daniela do Waguinho (União Brasil) ao ex-PM Juracy Alves Prudêncio, condenado por homicídio e apontado como chefe de uma milícia na Baixada Fluminense, não prejudicam a indicação da carioca ao cargo.

Tudo do que aconteceu até agora não desabona em nada a grande deputada que foi a Daniela do Waguinho, deputada mais votada do Rio, que em sua fase inicial deu demonstração de grande vontade de fazer pelo Brasil e pelo estado do Rio de Janeiro. Acredito que ela vai ter um grande trabalho como ministra do Turismo
Alexandre Padilha em entrevista à GloboNews

Na emissora, o ministro também falou sobre uma possível nova reforma da previdência e disse que "esse debate nunca existiu" dentro do governo do presidente Lula (PT).

Qual a ligação entre Daniela e Juracy? Reportagem da Folha de S.Paulo mostrou que Daniela tem vínculo de pelo menos quatro anos com o miliciano, chamado de Jura, e com sua família. Ela recebeu apoio político da esposa de Jura durante sua campanha à reeleição como deputada federal.

Apoio em campanha. Ainda segundo a reportagem, a deputada recebeu apoio de Jura em atos de campanha, quando cumpria as condenações por homicídio e associação criminosa em regime semiaberto. Além do miliciano, a esposa dele, a ex-vereadora Giane Prudêncio, contribuiu com as campanhas de Daniela em 2018 e 2022.

Jura cumpre pena de 26 anos de prisão, atualmente em regime semiaberto, pelos crimes de associação criminosa e homicídio. O miliciano chegou a ser nomeado na Prefeitura de Belford Roxo para um cargo comissionado na Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Urbana em agosto de 2017. No período, Waguinho já estava no comando do Executivo municipal.

Suspeita de irmã da ministra. Djelany Machado, irmã de Daniela, foi presenteada por um empresário que venceu uma licitação suspeita na cidade de Belford Roxo (RJ) em 2018, segundo o MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro).

A cidade é comandada pelo prefeito Wagner dos Santos (União Brasil), o Waguinho, marido da ministra do Turismo. O casal apoiou Lula durante a campanha eleitoral em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro venceu em todos os municípios.

Daniela do Waguinho foi escolhida ministra do Turismo em negociação com o União Brasil, partido que Lula tenta atrair para a base aliada do governo no Congresso. O União Brasil também assumiu o Ministério das Comunicações, com Juscelino Filho, e o da Integração e Desenvolvimento Regional, com Waldez Góes.