Topo

Esse conteúdo é antigo

Terroristas invadem e depredam STF; porta com nome de Moraes é arrancada

Do UOL, em Brasília e em São Paulo

08/01/2023 16h01

Além do Congresso Nacional, bolsonaristas radicais também invadiram o prédio do STF (Supremo Tribunal Federal) e chegaram até o segundo andar do edifício.

Há imagens de uma porta com o nome do ministro Alexandre de Moraes, que virou alvo número 1 do bolsonarismo, nas mãos de extremistas (veja abaixo). A porta é do armário que guarda as togas do ministro para uso nos julgamentos. O gabinete dos integrantes do Supremo fica no prédio anexo —onde segundo o STF não houve invasão—, com exceção do gabinete da presidência do STF.

"Quebra a câmera. Quebra tudo", gritavam os manifestantes.

8.jan.2023 - Porta com o nome do ministro Alexandre de Moraes é arrancada no STF - Reprodução - Reprodução
8.jan.2023 - Porta com o nome do ministro Alexandre de Moraes é arrancada no STF
Imagem: Reprodução

A segurança do STF junto com a tropa de choque conseguiu retomar o prédio por volta das 17h, cerca de uma hora e 30 minutos depois da invasão. Algumas pessoas foram detidas na garagem. O número exato de manifestantes presos não foi informado.

  • Terroristas invadiram o prédio do STF por volta das 15h30;
  • A tropa de choque só conseguiu retomar o controle do prédio às 17h.

Um grupo de milhares de extremistas bolsonaristas que marchava pela Esplanada dos Ministérios enfrentou os bloqueios policiais, invadiu e depredou o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do STF.

Os terroristas atacaram primeiro o prédio do Congresso. Eles enfrentaram os policiais que mantinham bloqueios na área, subiram a rampa do Congresso e, em seguida, tomaram as famosas cúpulas.

Eles também quebraram a vidraça do Salão Nobre do prédio e conseguiram entrar no Congresso Nacional, apesar de enfrentarem resistência da Polícia Legislativa.

Após a tomada do Congresso, um grupo se dirigiu ao Palácio do Planalto, sede do governo federal, e entrou no prédio. Policiais formaram uma barreira para impedir acesso ao interior do edifício, de onde despacham o presidente da República e vários ministros.

Os manifestantes conseguiram subir a rampa do Planalto, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a faixa presidencial há uma semana. Lula não está em Brasília. Ele viajou para Araraquara, no interior de São Paulo, para avaliar o impacto das chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado na primeira versão da reportagem, a porta com o nome do ministro do STF Alexandre de Moraes não é de seu gabinete, mas do armário onde as togas dele são guardadas. A informação foi corrigida.