Topo

Esse conteúdo é antigo

Rosa diz que STF não se intimidará e que atuará para punir terroristas

7.dez.2022 - A ministra Rosa Weber, presidente do STF, durante sessão plenária do tribunal - Carlos Moura/SCO/STF
7.dez.2022 - A ministra Rosa Weber, presidente do STF, durante sessão plenária do tribunal Imagem: Carlos Moura/SCO/STF

Do UOL, em Brasília

08/01/2023 19h21

A ministra Rosa Weber, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou por meio de nota que o tribunal não se deixará intimidar por atos de violência praticados neste domingo (8) e que a Corte atuará para punir os terroristas bolsonaristas responsáveis pela invasão à sede do STF e dos demais Poderes.

"O STF atuará para que os terroristas que participaram desses atos sejam devidamente julgados e exemplarmente punidos. O prédio histórico será reconstruído", afirmou Rosa.

A Suprema Corte não se deixará intimidar por atos criminosos e de delinquentes infensos ao estado democrático de direito"
Rosa Weber, presidente do STF

Em nota, a ministra afirma que o edifício-sede do STF, que é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), foi "severamente destruído por criminosos, vândalos e antidemocratas".

"Lamentavelmente, o mesmo ocorreu no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto. As sedes dos três poderes foram vilipendiadas", disse.

Rosa manteve contato com autoridades de segurança pública durante a tarde, além do Ministério da Justiça e o governo do Distrito Federal. "Os agentes do STF garantiram a segurança dos ministros da Corte, que acompanharam os episódios com imensa preocupação".

O ministro Roberto Barroso, vice-presidente do tribunal, também se manifestou. Nas redes sociais, afirmou que é um "dia de luto para as pessoas de bem de qualquer credo político".

O terrorismo é a vitória do mal e do crime disfarçados de ideologia. Dia de luto para as pessoas de bem de qualquer credo político. A Justiça virá. E os Deuses da democracia protegerão as instituições e cobrirão de vergonha os criminosos que procuram destruí-la"
Roberto Barroso, vice-presidente do STF

Presidentes dos tribunais superiores condenam a invasão. Em nota conjunta, os presidentes dos tribunais superiores de Brasília afirmaram como "grave" a destruição do patrimônio público com os ataques às sedes do Supremo, do Congresso e do Planalto.

Assinam a nota:

  • Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal;
  • Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral;
  • Ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do Superior Tribunal de Justiça
  • Ministro Lelio Bentes Corrêa, presidente do Tribunal Superior do Trabalho
  • Ministro General de Exército Lúcio Mário de Barros Góes, presidente do Superior Tribunal Militar.

"Ao tempo em que expressam solidariedade às autoridades legitimamente constituídas, e que são alvo dessa absurda agressão, reiteram à Nação brasileira o compromisso de que o Poder Judiciário seguirá firme em seu papel de garantir os direitos fundamentais e o Estado Democrático de Direito, assegurando o império da lei e a responsabilização integral dos que contra ele atentem", afirmam.