Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministro mostra obras de arte do Planalto destruídas por terroristas

08/01/2023 20h39

O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, gravou um vídeo mostrando a destruição deixada pelos terroristas que invadiram os prédios da praça dos Três Poderes neste domingo (8), em Brasília.

Segundo ele, muitas obras de arte foram danificadas e apenas o gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi poupado do vandalismo, porque os golpistas não conseguiram entrar na sala (assista ao vídeo acima).

No vídeo, ele mostra sua própria sala, no segundo andar do Palácio do Planalto, destruída.

"Como vocês podem ver foi tudo destruído. Olha aqui esse monitor. Uma coisa criminosa foi feita aqui. Revoltante. Obras de arte. Olha o que os vândalos fizeram aqui. É o caos", diz o ministro enquanto circula pelo prédio.

Nas imagens, é possível ver computadores derrubados e quebrados, móveis revirados e fios arrancados.

"São marginais e têm de ser tratados como criminosos porque fizeram isso contra a democracia e contra o Brasil", diz o ministro.

Outros vídeos compartilhados pela Secretaria de Comunicação do Planalto mostram cadeiras jogadas, cortinas arrancadas e vários galões de água espalhados pelo salão onde ocorreram posses de ministros na semana passada, como a da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Há uma série de móveis danificados e papéis jogados pelos corredores.

Há ainda imagens de importantes obras de arte que fazem parte do acervo do Palácio do Planalto danificadas.

Criação de 1928 "As Mulatas", do pintor brasileiro Emiliano Di Cavalcanti, foi furada em diversas partes.