Topo

Esplanada dos Ministérios tem manhã de limpeza após ato terrorista no DF

Funcionário trabalha na limpeza após um dia de ataques a prédios públicos em Brasília - Vinicius Nunes/UOL
Funcionário trabalha na limpeza após um dia de ataques a prédios públicos em Brasília Imagem: Vinicius Nunes/UOL

Vinicius Nunes

Colaboração para o UOL, em Brasília

09/01/2023 10h12

A manhã seguinte aos atos terroristas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi de intensa limpeza por parte do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal.

Pelo menos 90 funcionários da empresa Valor Ambiental trabalhavam desde as 7h da manhã de hoje da rodoviária do Plano Piloto de Brasília até a Praça dos Três Poderes —trecho de aproximadamente 2 Km.

O que restou da manifestação golpista foram inúmeros fragmentos de bombas de gás lacrimogêneo, balas de borracha e pedras. O acesso ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal está bloqueado pela Polícia Militar do Distrito Federal, mas o que se pode ver é um cenário de destruição por toda a Esplanada, com as vidraças de alguns ministérios vandalizadas.

Chama a atenção o contingente da PM-DF e da Força Nacional deslocado ao endereço nesta manhã de segunda-feira. Por volta de 130 agentes fazem a segurança da Esplanada nesta manhã —número que faz contraste com o baixo policiamento na tarde anterior, quando os manifestantes golpistas tomaram as sedes dos Três Poderes sem resistência das forças de segurança.