Topo

Esse conteúdo é antigo

PM foi orientada a agir contra golpistas 2 dias antes de invasões no DF

8.jan.2023 - Bolsonaristas invadem o prédio do Congresso Nacional, em Brasília - Letícia Casado/UOL
8.jan.2023 - Bolsonaristas invadem o prédio do Congresso Nacional, em Brasília Imagem: Letícia Casado/UOL

Do UOL, em São Paulo

09/01/2023 09h45Atualizada em 09/01/2023 09h49

Dois dias antes dos atos terroristas em Brasília, a Polícia Militar do Distrito Federal foi alertada que haveria uma manifestação de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na capital e orientada a impedir que extremistas entrassem na Praça dos Três Poderes.

Em documento obtido pelo portal Metrópoles e confirmado pelo UOL, a Secretaria de Segurança Pública do DF lista uma série de medidas que foram ignoradas pela corporação e resultaram na invasão e depredação do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e sede do STF na tarde de ontem.

O protocolo prova que a polícia sabia das manifestações e não executou o plano previsto para contê-las. As autoridades federais agora irão investigar se os agentes foram coniventes e permitiram a ação dos invasores.

Entre as onze ações previstas, estavam o fechamento da Esplanada dos Ministérios para veículos e policiamento ostensivo na região. A SSP elaborou o plano com base em levantamentos de inteligência e divulgação dos protestos nas redes sociais.

A Polícia deveria ter:

  1. fechado o trânsito para veículos na Esplanada caso fosse acionada;
  2. planejado e executado policiamento ostensivo para manter a ordem pública "empregando efetivos e meios necessários";
  3. executado policiamento e monitoramento nas rodovias de acesso ao DF, prevenindo o trânsito de veículos para a área central da capital federal;
  4. reforçado o policiamento ostensivo em centrais de distribuição de combustíveis;
  5. policiado ostensivamente o deslocamento dos manifestantes;
  6. acompanhado todo o ato para "manter a ordem e a segurança pública", mantendo a integridade "das pessoas e do patrimônio";
  7. impedido que os manifestantes usassem objetos, materiais ou substâncias que pudessem machucar ou causar danos;
  8. preparar tropas especializadas em controle de distúrbios, caso fosse necessário;
  9. proibido o acesso de pessoas e veículos à Praça dos Três Poderes;
  10. bloquear parcial ou totalmente as vias públicas para garantir a segurança dos manifestantes e demais cidadãos;
  11. reforçar o efetivo nas proximidades e nos prédios públicos da Esplanada dos Ministérios, Congresso Nacional e Praça dos Três Poderes.

Governador do DF foi afastado. Nesta madrugada, o ministro do STF Alexandre de Moraes afastou Ibaneis Rocha (MDB) do governo do Distrito Federal por 90 dias. Para ele, houve "descaso e conivência" da administração com os ocorridos de ontem.

Na decisão, o ministro diz que Ibaneis ignorou "todos os apelos das autoridades por um plano de segurança semelhante aos dos dois últimos anos em 7 de Setembro".