Topo

Esse conteúdo é antigo

Flávio diz que Bolsonaro está 'incomunicável' e não articulou ato no DF

Senador Flávio Bolsonaro defendeu o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que deu declarações antidemocráticas várias vezes - Adriano Machado/Reuters
Senador Flávio Bolsonaro defendeu o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que deu declarações antidemocráticas várias vezes Imagem: Adriano Machado/Reuters

Do UOL, em São Paulo

10/01/2023 09h45

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está "praticamente incomunicável" e não teve nenhuma participação nos atos golpistas do último domingo (8) em Brasília, liderados por bolsonaristas insatisfeitos com o resultado da eleição.

"Bolsonaro está praticamente incomunicável e não trocou mensagens nem conversou com ninguém sobre isso. Ele está nos Estados Unidos e não articulou nem teve qualquer participação", disse o parlamentar à coluna do jornalista Paulo Cappelli, do portal Metrópoles.

Ele afirmou ainda que a violência teria sido cometida por "pessoas de fora", não as que estavam acampadas em frente ao quartel-general do Exército. "Esse perfil de quebra-quebra não é dos manifestantes que estavam acampados em Brasília", alegou.

Apesar das declarações do filho, o ex-presidente nunca reconheceu diretamente que foi derrotado nas urnas, e até hoje sua biografia nas redes sociais diz que ele é "presidente da República Federativa do Brasil".

No ano passado, quando bolsonaristas fecharam vias na região central de Brasília e entraram em confronto com a PM (Polícia Militar) no dia da diplomação do presidente Lula (PT), Bolsonaro não se manifestou publicamente.

Além disso, depois que seguidores do ex-presidente norte-americano Donald Trump invadiram o Congresso dos EUA para tentar impedir a diplomação do presidente Joe Biden em janeiro de 2021, Bolsonaro disse que o Brasil teria um "problema pior que os Estados Unidos" se não adotasse o voto impresso.