Topo

Esse conteúdo é antigo

PF confirma prisão de 727 pessoas por atos golpistas; 599 foram liberados

Golpistas chegam na Polícia Federal em Brasília - Vinicius Nunes/UOL
Golpistas chegam na Polícia Federal em Brasília Imagem: Vinicius Nunes/UOL

Weudson Ribeiro e Thais Augusto

Do UOL, em Brasília e São Paulo

10/01/2023 16h02Atualizada em 11/01/2023 14h53

A Polícia Federal informou que, na segunda-feira (9), foram conduzidas pela Polícia Militar do Distrito Federal mais de 1.500 pessoas envolvidas nos atos terroristas do último domingo (8) para a Academia Nacional de Polícia, em Brasília (DF), após determinação do STF (Supremo Tribunal Federal).

Entenda o procedimento

  • No local, os detidos estão sendo submetidos aos procedimentos de polícia judiciária.
  • Após os trâmites realizados pela Polícia Federal, os presos estão sendo apresentados à Polícia Civil do DF, responsável pelo encaminhamento dos detidos ao Instituto Médico Legal e, posteriormente, ao sistema prisional.
  • Até o momento, 727 pessoas foram presas.
  • Por questões humanitárias foram liberados 599 detidos, em geral idosos, pessoas com problemas de saúde, em situação de rua e mães acompanhadas de crianças.

Todos estão recebendo alimentação regular (café da manhã, almoço, lanche e jantar), hidratação e atendimento médico quando necessário." Trecho da nota da PF

A manifestação ocorre depois de fake news sobre a morte de uma mulher sob custódia da PF por envolvimento nos atos de vandalismo.

  • Segundo a PF, os procedimentos estão sendo acompanhados, ininterruptamente, pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde do DF, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Defensoria Pública da União.