Topo

exclusivo

Preparação para ato golpista teve mapa online e previu confronto violento

Mapa online "Viagem para Praia", que lista locais de saída de ônibus para atos golpistas e contatos de organizadores - Reprodução
Mapa online 'Viagem para Praia', que lista locais de saída de ônibus para atos golpistas e contatos de organizadores Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/01/2023 04h00

O mapa se chama "Viagem para Praia". Mas, em vez de pontos turísticos, estão listadas 43 cidades no Brasil onde se podia pegar ônibus para a "festa da Selma", com contatos dos organizadores dos transportes. A festa se refere aos atos de 8 de janeiro, que invadiram e depredaram a sede dos três Poderes da República, em Brasília, em uma tentativa frustrada de golpe.

O código é festa da Selma, vai acontecer uma festa de aniversário enorme e existe uma organização muito grande para juntar e preparar os convidados (...) a organização antes da festa vai ser em um lugar não conhecido, onde as pessoas estão há mais de 65 dias [referência ao Quartel General do Exército em Brasília]. E de lá todos sairão para a festa [Praça dos Três Poderes]."
Texto do mapa "Viagem para Praia", que organizou transporte para atos golpistas

O mapa dos ônibus para a "festa da Selma" circulou no grupo de Telegram "Caça e Pesca", com 18 mil membros. Apesar do nome inofensivo, o grupo serviu à organização dos atos golpistas entre moradores do Sudeste. As mensagens, trocadas entre 4 e 5 de janeiro, tratavam exclusivamente de como chegar a Brasília, o que levar e o que fazer no dia 8.

Havia grupos direcionados a outras regiões do país, como o "Sertanejo", para pessoas do Centro-Oeste, mas as mensagens foram todas apagadas. Os nomes aleatórios, sem referência aos atos golpistas, têm o objetivo de dificultar que os grupos sejam encontrados. Também há mensagens mostrando como ocultar o número de telefone no Telegram.

O próprio nome "festa da Selma", amplamente usado nos preparativos para o dia 8, foi uma tentativa de evitar o radar das autoridades. A expressão foi revelada pela Agência Pública.

Adultos para 'brincar' de 'polícia e ladrão' e 'tiro ao alvo'

[A festa da Selma] não convidou crianças e nem idosos, quer somente adultos dispostos para participarem de todas as brincadeiras, entre elas: tiro ao alvo, polícia e ladrão, dança da cadeira, dança dos índios, pega pega, e outras."
Texto do mapa "Viagem para Praia", que organizou transporte para atos golpistas

Para participar de tais "brincadeiras" da "festa da Selma", o mapa sugere que os adultos se preparem. É um roteiro já previsto de confronto com a polícia.

É importante que cada um leve suas coisas pessoais de higienização e proteção, inclusive: máscara para não ficar ardendo com a torta de pimenta na cara e soro fisiológico para se limpar caso espirrem algo que faça vocês chorarem e lacrimejarem, mas não de alegria, durante a festa."

No dia dos atos golpistas, muitos manifestantes seguiram a cartilha de proteção, com máscaras contra gás. No grupo de Telegram, também se sugeria o uso de capa de chuva para evitar contato do spray de pimenta com a pele — vestimenta também vista nos ataques.

Preparem-se convidados, a festa será um estouro. A paleta de cores será verde, amarelo, azul e branco. E a galera de uniforme vermelho não foi convidada."

O mapa segue no ar. Sua última atualização ocorreu na véspera dos ataques aos três Poderes. O UOL arquivou todas as informações do mapa e as mensagens do grupo "Caça e Pesca".

Mensagem em grupo de Telegram orientando ocupação da Esplanada, do Congresso e da Praça dos Três Poderes - Reprodução - Reprodução
Mensagem em grupo de Telegram orientando ocupação da Esplanada, do Congresso e da Praça dos Três Poderes
Imagem: Reprodução

Convocação para ocupar o Congresso Nacional

No grupo "Caça e Pesca", a mensagem foi clara: era preciso ocupar o Congresso. Imagens de 2013, quando manifestantes subiram no teto da sede do Legislativo, circularam dizendo que o mesmo deveria ocorrer em 8 de janeiro.

"Pessoal, o povo em massa tem que preencher todo esse espaço principalmente dentro e fora do congresso. Aí sim derruba o governo", lia-se em uma imagem aérea da Esplanada dos Ministérios e da Praça dos Três Poderes, ambas assinaladas em azul, compartilhada em 4 janeiro. O Congresso estava sinalizado com uma seta.

Patriotas, agora é guerra. Não é manifestação pacífica (...) Cercar os 3 poderes. Brasília"
Mensagem no grupo de Telegram "Caça e Pesca" em 5 de janeiro

"Gente, me explica uma coisa. Por que ir num fim de semana? Estão em recesso e não tem ninguém lá", perguntou uma participante. "Estão de recesso, sim. Mas penso que a ideia seja ir parando tudo. Parar o Brasil. E tomarmos o CN [Congresso Nacional]", respondeu outro.

"Uma dúvida pontual: qual o plano B se a PRF [Polícia Rodoviária Federal] ou mesmo a polícia do DF [Distrito Federal] não deixarem os ônibus entrar [sic] em Brasília? São milhares e milhares de pessoas nos grupos. A essa altura, toda a estrutura policial está sabendo", questionou um membro do grupo, de São Paulo.

A resposta veio em forma de aviso: "Atenção Comunicado para a festa da Selma. Avisem a todos que irão de ônibus para a festa que [agentes de segurança] estão pretendendo parar os ônibus para não deixarem as pessoas irem. Sugestão que não saiam todos no mesmo dia e horário, pois assim serão facilmente detidos. Sei que ninguém vai querer ficar de fora".

No mapa "Viagem para Praia", também estão listadas refinarias e distribuidoras de combustível. Além de Brasília, o movimento golpista pretendia paralisar esses locais, o que foi iniciado na noite de domingo em alguns pontos do país, mas rapidamente dispersado.

CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores) vocês foram convocados para darem suporte aos que estão nas refinarias, distribuidoras e em frente aos 3 poderes"
Mensagem inicial do grupo "Caça e Pesca" no Telegram, em 4 de janeiro

Ao clicar nos pontos no mapa 'Viagem Para Praia', é possível ver detalhes sobre as rotas para Brasília e como falar com organizadores - Reprodução - Reprodução
Ao clicar nos pontos no mapa 'Viagem para Praia', é possível ver detalhes sobre as rotas para Brasília e como falar com organizadores
Imagem: Reprodução

Contatos dos organizadores e ônibus de graça

No mapa online, estão listados 21 responsáveis pelo transporte para Brasília, de diferentes pontos do Brasil. O UOL cruzou dados de redes sociais e públicos e conseguiu identificar 13 deles.

Nenhum está na lista divulgada pelo governo do Distrito Federal com os presos por depredação. Muitos já facilitaram transporte para outras manifestações bolsonaristas antes da posse de Luiz Inácio Lula da Silva. Há também membros de grupos a favor do armamento da população.

Além dos organizadores listados no mapa online, circularam no grupo de Telegram "Caça e Pesca" contatos de outras pessoas que estavam gerenciando os transportes do Sudeste para Brasília.

"Vai ter ônibus saindo do Rio?", perguntou uma mulher no dia 5. Outra pessoa respondeu vendendo vaga: R$ "190 só ida". Um homem deu uma dica melhor: "tem de graça, vai no QG [referência aos acampamentos golpistas instalados em frente a prédios militares]".

Em um vídeo postado no grupo, um homem diz que está no Tiro de Guerra de Londrina (PR), onde o "pessoal está fazendo cadastramento de quem vai para Brasília". "O ônibus vai sair do Tiro de Guerra na sexta-feira [6] por volta do meio-dia e vai estar retornando segunda-feira [10] às 18h de Brasília. Ônibus gratuito, estão falando de vinte ônibus".

O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que vai chegar aos organizadores e financiadores e que alguns já foram identificados.