Topo

AGU pedirá bloqueio de bens de 100 empresas por financiamento de golpistas

Golpistas invadiram o Congresso, o STF e o Planalto e provocaram destruição - Leonardo Martins/UOL
Golpistas invadiram o Congresso, o STF e o Planalto e provocaram destruição Imagem: Leonardo Martins/UOL

Vinícius Nunes

Colaboração para o UOL, em Brasília

10/01/2023 14h04Atualizada em 10/01/2023 14h04

A previsão é que o relatório da Advocacia-Geral da União com os nomes das companhias seja entregue ainda hoje (10) à Justiça Federal do Distrito Federal.

O órgão vai pedir medidas cautelares para o bloqueio dos bens das empresas e solicitar que a Justiça reserve parte dos recursos para cobrir os estragos na Esplanada dos Ministérios.

A AGU não informou ainda a natureza da atividade dessas empresas, mas afirmou que, por ora, apenas pessoas jurídicas serão responsabilizadas.

Segundo a AGU, esse grupo de empresas é suspeito de financiar o transporte de manifestantes golpistas até Brasília, por meio de fretamento de ônibus, com origem principalmente dos estados do Mato Grosso e de Santa Catarina.

As empresas também seriam responsáveis por bancar os extremistas que estavam acampados no QG do Exército na capital federal.

Na segunda-feira, o ministro da Justiça, Flávio Dino, já havia informado que a pasta havia identificado financiadores de 10 estados do país. O ministro ainda disse que as empresas estariam ligadas ao agronegócio.