Topo

Por que golpistas presos estão com celular e postam vídeo com cachorros

Do UOL, em Brasília

11/01/2023 14h35

Os vídeos gravados e postados em redes sociais por golpistas detidos na Academia da Polícia Federal têm prazo para acabar. O interventor do DF, Ricardo Cappelli, explicou que os aparelhos serão apreendidos:

  • Celulares devem ser entregues no momento do depoimento;
  • Peritos vão verificar se dados foram apagados;
  • Há buscas na área da academia da PF para encontrar telefones descartados;

Após a prisão, os detidos estão passando por audiências de custódia, onde prestam depoimento e então o juiz define se são soltos ou encaminhados ao sistema prisional.

Até esse momento, os golpistas permanecem com seus pertences, entre eles, os telefones celulares. Todos esses equipamentos serão, contudo, apreendidos e submetidos a perícia.

Cachorro é onipresente

Nos vídeos mostrados pelos golpistas presos, há aparição de cachorros. Os animais caminham pelo local, onde há um grande gramado. Por meio de aberturas no entorno, os cães conseguem acessar a área.

Qual a situação dos detidos

Os planejadores e os financiadores dos atos terroristas estão sendo investigados e existe a expectativa de futuras prisões. Em relação aos golpistas já detidos, há uma uma força-tarefa da Polícia Federal para ouvir o depoimento de tanta gente. A previsão é terminar o trabalho hoje e enviar os extremistas para o sistema prisional.

De acordo com dados conhecidos até o momento, houve 300 golpistas presos na invasão de domingo (8) e mais 1.200 removidos do quartel-general em frente ao Exército na segunda-feira (9). A Polícia Federal planeja divulgar a atualização dos números ao final da tarde. Neste momento, serão conhecidas as seguintes informações:

  • O número total de pessoas removidas do acampamento em frente ao Exército;
  • A quantidade de presos nos atos de domingo;
  • Quem responderá em liberdade e quem fica no regime fechado;
  • 599 foram liberados por razões humanitárias;
jk - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem da parte interna do alojamento da Polícia Federal, em Brasília
Imagem: Arquivo pessoal

Reincidentes serão presos

Novas manifestações estão marcadas para o final da tarde de hoje em Brasília.

Idosos, gestantes, adultos com crianças e doentes crônicos que foram liberados por razão humanitária não podem participar. Eles foram identificados na passagem pela Polícia Federal e, se comparecerem aos atos, irão presos.

O interventor disse que todo o efetivo do Distrito Federal foi mobilizado para que novas invasões não ocorram. "Não há hipótese de se repetir na capital federal os fatos inaceitáveis que aconteceram no último dia 8." A Esplanada dos Ministérios está fechada para veículos desde as 12h30.