Topo

Esse conteúdo é antigo

Vereadora negra registra ameaça de morte enviada durante encontro LGBT

Thainara Faria é vereadora e foi eleita deputada estadual no ano passado - Reprodução/Arquivo pessoal
Thainara Faria é vereadora e foi eleita deputada estadual no ano passado Imagem: Reprodução/Arquivo pessoal

Do UOL, em São Paulo

21/01/2023 22h19Atualizada em 21/01/2023 22h21

Thainara Faria (PT-SP), vereadora de Araraquara e eleita deputada estadual nas eleições de 2022, relatou ter sofrido uma ameaça de morte por email enquanto participava do 1° Encontro Nacional de LGBT+ eleitos, em Brasília ontem (21). A mensagem continha ainda ofensas racistas e LGBTfóbicas e ameaçava de morte todos os participantes do evento que estivessem próximos à vereadora.

Thainara se descreve como uma mulher negra, bissexual e advogada.

Em contato com o UOL, ela ressaltou que seu caso não é isolado e que minorias sofrem ameaças de integridade física, psicológica e social com frequência.

A violência contra nós LGBT+, negros e negras é frequente. Não quero ser semente. A sociedade precisa saber o que passamos para representar nossos direitos, inclusive o direito à vida.
Thainara Faria

Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil de São Paulo e a segurança dela foi reforçada. A vereadora disse que os presidentes da Câmara de Araraquara e da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) foram alertados também.

O Encontro Nacional LGBT+ afirmou ter reforçado as medidas de segurança e repudiou o ataque contra Thainara.

O que ocorreu é um bom exemplo de como a violência política opera, buscando o silenciamento das vozes dos grupos minorizados [...] Ataques serão respondidos com investigação e responsabilização. Unidas e fortes, continuaremos lutando por uma democracia para todes!"
Encontro LGBT+ em nota