PSOL lança Chico Alencar para a disputa pelo comando da Câmara
O PSOL confirmou o lançamento do deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) como o candidato da bancada para a disputa pelo comando da Câmara.
Alencar vai disputar contra o atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). A eleição ocorre no dia 1º de fevereiro.
A bancada do PSOL terá o companheiro @chico_psol na disputa pela presidência da Câmara. Precisamos livrar o parlamento de golpistas que pedem o voto para tramar contra a democracia e também dos que querem a casa a serviço de interesses pouco republicanos como o orçamento secreto."
Ivan Valente, no Twitter
Ao anunciar sua candidatura, Alencar defendeu que o Conselho de Ética apure o envolvimento de parlamentares nos atos golpistas de 8, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o STF (Supremo Tribunal Federal).
É oficial, sou candidato à presidência da Câmara dos Deputados! Na eleição, que ocorrerá no próximo dia 1º de fevereiro, defenderei um Parlamento mais democrático, transparente e participativo e #AnistiaNão aos golpistas."
Chico Alencar
O PSOL é o único partido da esquerda que não declarou apoio a Lira. Embora os próprios membros admitam que não há chance de vitória, a ideia é reforçar o posicionamento ideológico da sigla, que costuma fazer críticas contundentes ao Centrão do atual presidente da Câmara.
A decisão afasta o PSOL do PT, que embarcou na candidatura à reeleição de Lira em nome de garantir governabilidade para o presidente Lula (PT).
*Com informações da agência Estadão Conteúdo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.