Topo

Bolsonarista pede impeachment de Lula após petista chamar Temer de golpista

Presidente Lula (PT) - Sergio Lima/AFP
Presidente Lula (PT) Imagem: Sergio Lima/AFP

Do UOL, em Brasília

26/01/2023 17h46Atualizada em 26/01/2023 17h52

O deputado Sanderson (PL-RS) protocolou hoje (26) na Câmara um pedido de impeachment contra o presidente Lula (PT).

Segundo o parlamentar bolsonarista, o chefe do Executivo cometeu crime de responsabilidade ao dizer que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi vítima de um golpe quando foi afastada do cargo, em 2016.

O atual presidente da República ataca de forma raivosa, abjeta e contraria a verdade, a democracia brasileira, o Congresso Nacional e também o Supremo Tribunal Federal. Trata-se de um discurso absolutamente mentiroso, falso em toda sua extensão, que não pode ser aceito por este Parlamento" Sanderson

Na peça, o bolsonarista reforça que um "golpe", no sentido politico, "é aquele em que os representantes eleitos são destituídos de seu cargo fora das regras previstas na Constituição Federal, o que notadamente não foi o caso da ex-presidente Dilma Rousseff".

Em 2003, primeiro ano de mandato do petista, foi apresentado apenas um pedido de impeachment contra ele. Nos outros sete anos de governo até 2010, foram protocolados outros 36 pedidos. No total, Lula foi alvo de 37 pedidos de afastamento.

Durante viagem oficial à Argentina, Lula afirmou que houve um golpe de Estado no Brasil em 2016, quando ocorreu o processo de afastamento de Dilma.

"Vocês sabem que depois de um momento auspicioso no Brasil, quando governamos de 2003 a 2016, houve um golpe de Estado", disse Lula na última segunda-feira (23).

No Uruguai, o petista chamou o ex-presidente Michel Temer (MDB), que ocupava o cargo de vice na chapa com Dilma, de "golpista".

Temer rebateu a fala de Lula nas redes sociais: "Ao contrário do que ele disse hoje em evento internacional, o país não foi vítima de golpe algum. Foi na verdade aplicada a pena prevista para quem infringe a Constituição".