Josias: Lula vai pagar custo alto por negociação com centrão no Congresso
O colunista Josias de Souza avaliou os desafios para o governo Lula (PT) frente as eleições na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Ele participa do UOL News Especial.
- A bancada governista apoia a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) na Câmara e de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no Senado e Congresso
- Lira parece ter caminho mais definido para ganhar, mas Pacheco enfrenta o crescimento de Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), na disputa
De qualquer forma, segundo Josias, Lula vai negociar diretamente com integrantes do centrão, que podem facilitar ou dificultar a aprovação de projetos do governo no Legislativo.
Josias diz que muitos estão fazendo um jogo duplo entre Pacheco e Marinho para conseguirem cargos no governo, que está "abrindo a caixa de ferramentas" em estatais ou fundos como:
- FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação)
- Codevasp (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba)
- Correios
- Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), entre outros.
O envolvimento de alguns desses órgãos em suspeitas de corrupção é o que define o custo do apoio como "alto", diz Josias.
Lula sabe jogar esse jogo, mas o custo é alto e a aparência não é bonita. Ele deve ter o que deseja, aprovar as coisas, mas não vai aprovar facilmente. Ele vai pagar um custo alto, e o Lula pagar um custo alto significa que o país, o Tesouro vão pagar um custo alto. Logo vamos contabilizar os escândalos"
Acompanhe ao vivo as eleições no Congresso e as análises do UOL:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.