Topo

Mensagem atribuída a Silveira liga cinco pessoas a plano contra Moraes

Deputado Daniel Silveira posa ao lado do presidente Jair Bolsonaro (d) segurando uma cópiado do indulto presidencial que recebeu - Evaristo Sá/AFP
Deputado Daniel Silveira posa ao lado do presidente Jair Bolsonaro (d) segurando uma cópiado do indulto presidencial que recebeu Imagem: Evaristo Sá/AFP

Do UOL, em Brasília e no Rio

02/02/2023 16h44

Um print em um aplicativo de mensagens atribuído ao ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) liga cinco pessoas —entre elas, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)— ao suposto plano de espionagem contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, revelado hoje pelo senador Marcos Do Val (Podemos-ES).

No texto, que teria sido enviado por Silveira a Do Val, o ex-deputado faz referência à conversa que, segundo o senador, ambos tiveram com o então presidente Bolsonaro para tratar do plano.

Como tivemos pouco tempo, não passei o que entendo como diretriz para que você adapte da sua maneira. Contudo, já tenho escutas usadas pelas operações especiais. Tenho veículo receptor que pode imediatamente reproduzir além da gravação e essa operação ficar restrita a um círculo de 5 pessoas. Três estavam sentados hoje conversando juntos. Se aceitar a missão, parafraseando o 01, salvamos o Brasil.
Mensagem atribuída a Daniel Silveira

Os três "sentados hoje conversando" seriam o próprio Silveira, Do Val e Bolsonaro, segundo o relato do senador. Além deles, Silveira diz que outras duas pessoas sabiam da tentativa de espionar Moraes.

Mensagem atribuída a Daniel Silveira, supostamente enviada ao senador Marcos Do Val - Reprodução - Reprodução
Mensagem atribuída a Daniel Silveira, supostamente enviada ao senador Marcos Do Val
Imagem: Reprodução

A trama foi revelada pela revista Veja, em reportagem publicada hoje. De acordo com a publicação, Silveira enfatizou em outra mensagem o sigilo da operação, ao dizer que nem mesmo o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho mais velho e principal articulador político do ex-presidente, tomara conhecimento da ideia.

Daniel Silveira foi preso hoje, primeiro dia após o fim de seu mandato como deputado federal, por agentes da PF. A ordem de prisão partiu de Moraes, que embasou a nova detenção de Silveira com o descumprimento reiterado de medidas cautelares determinadas pelo Supremo.

Na casa de Silveira, foram encontrados R$ 270 mil em espécie.

Em nota divulgada na tarde de hoje, Flávio Bolsonaro afirmou que seu pai não participou de nenhuma articulação golpista.

Nunca houve qualquer tentativa de golpe. O presidente Jair Bolsonaro é um defensor da lei e da ordem e sempre jogou dentro das quatro linhas da Constituição. Seu mandato presidencial se pautou pelo estrito respeito à legislação e às instituições, mesmo quando setores da mídia tentaram induzir o público a uma imagem diferente. Tanto não houve qualquer tentativa de golpe ou crime, que o presidente Bolsonaro deixou a presidência em 31 de dezembro"
Flávio Bolsonaro (PL-RJ)

O advogado Jean Garcia, que defende Daniel Silveira, classificou o relato de Do Val de "especulação".

"Sobre as declarações do senador Marcos do Val (Podemos-ES), enquanto ele não apresentar provas concretas, fatos comprovados, se trata apenas de especulação. Nós não comentamos especulações", afirmou o defensor.