Topo

Esse conteúdo é antigo

Paes questiona Lula sobre comando de hospitais no Rio: 'Indicação técnica?'

25.set.2022 - Eduardo Paes (PSD) e Lula (PT) em comício no Rio de Janeiro - Reprodução/Youtube
25.set.2022 - Eduardo Paes (PSD) e Lula (PT) em comício no Rio de Janeiro Imagem: Reprodução/Youtube

Colaboração para o UOL, em Brasília

07/02/2023 10h20Atualizada em 07/02/2023 10h43

O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD) criticou hoje a indicação do presidente do Sindicato dos Médicos, Alexandre Telles, para o comando da gestão dos seis hospitais federais na capital fluminense.

Indicação técnica? Qualificado para a missão? Ouvi o presidente Lula (PT) dizendo coisa diferente sobre essa missão. Tenho certeza que o ministro Rui Costa gostaria de colocar o seu bem sucedido modelo de gestão de hospitais da Bahia aqui na rede federal do Rio"
Eduardo Paes

Paes pediu a intervenção da ministra da Saúde, Nísia Trindade. "Resista, ministra. Seis hospitais com R$ 5,5 bilhões prestando um péssimo atendimento. Mais de 1.000 leitos fechados. Sou aliado, não nomeio nem quero nomear, mas não vou ficar quieto vendo a saúde da população sendo abandonada", escreveu o prefeito.

No fim de novembro de 2022, o prefeito havia classificado a situação dos hospitais federais no Estado como "greve".

Desde o último ano, cerca de 500 profissionais foram ser dispensados. Os seis hospitais e três institutos enfrentaram problemas como falta de médicos e enfermeiros e gestões por nomeações políticas durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

"Esses seis hospitais federais e os três institutos são estratégicos para a saúde do Rio de Janeiro, porque eles são locais de alta complexidade. Então, a gente precisa investir, mas o que a gente tem visto é o governo federal abandonando", afirmou Telles à época.