Topo

Esse conteúdo é antigo

Senado aprova indicação de Jhonatan de Jesus para o TCU

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
Imagem: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Do UOL*, em São Paulo

08/02/2023 18h33Atualizada em 08/02/2023 18h58

Os senadores aprovaram, por 72 votos a 2, a indicação do deputado do Republicanos para assumir uma cadeira como ministro do TCU (Tribunal de Contas da União).

Ele assume a vaga gerada pela aposentadoria da ministra Ana Arraes. A decisão segue para promulgação.

O nome de Jhonatan de Jesus foi apoiado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e fez parte do acordo costurado pela recondução dele à Presidência da Casa. Jhonatan de Jesus também contou com o apoio do PT, que faz um aceno ao Republicanos —atualmente mais próximo do grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Jhonatan terá mandato vitalício, com salário de R$ 37 mil e aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade.

Em seu discurso antes da votação, na Câmara, Jhonatan afirmou que o papel do TCU "não é de punir" e disse que, se vencesse, votaria sempre baseado na lei. Ele afirmou também que não usará o cargo para a "criminalização da política".

Ninguém sob a minha orientação será condenado baseado em interesses de grupos ou pessoas que queiram transformar o TCU numa arena de perseguição política de seus adversários."

Descontentamento com o nome de Jesus. Se deve ao fato de que, com isso, somente daqui mais de 35 anos, a Câmara poderá fazer outra indicação ao cargo —considerando que o deputado seja avalizado e permaneça por todo o período no posto.

Também houve desconforto em relação ao nome de Jesus porque ele e seu pai, Mecias de Jesus, são apontados como responsáveis por indicações de diretores do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y), que já foi alvo de investigação da Polícia Federal por fraude em compra de remédios, o que deixou crianças indígenas sem medicação.

(Com Estadão Conteúdo)