Padilha diz que Lula não descartou GLO por receio com Exército
O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, negou hoje em participação no UOL Entrevista que o presidente Lula (PT) não teria decretado uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem) em Brasília após os atos golpistas em Brasília por desconfiar das Forças Armadas.
Não tinha receio. O que tinha, diante das opções, era qual o melhor do ponto de vista institucional
Alexandre Padilha
Para ele, a intervenção na segurança pública foi a melhor escolha. "Era o melhor instrumento cirúrgico para controlar a situação de segurança naquele momento", declarou. "Quando a gente analisa que conseguimos estancar o golpe que estava orquestrado [...] sem ter uma vítima fatal, acho que fomos bem-sucedidos".
Lula já demonstrou desconfiança. Em evento com jornalistas em janeiro, Lula disse que uma GLO chegou a ser proposta na ocasião, mas que ele negou.
"Se eu tivesse feito GLO, estaria acontecendo o golpe que algumas pessoas queriam: 'Lula deixa de ser governo para que algum general assuma o governo'. Por isso eu não fiz GLO", declarou o petista na época.
No mesmo evento, ele disse estar convencido que muitas pessoas foram coniventes com os golpistas. "Teve muita gente conivente. Teve muita gente da Polícia Militar conivente, teve muita gente das Forças Armadas aqui dentro conivente", disse.
'Bolsonaro é principal responsável por 8/1'
Na participação no UOL Entrevista, Padilha disse ainda que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o principal culpado dos atos que destruíram as sedes dos Três Poderes em Brasília.
Estou convencido de uma coisa. Bolsonaro tem responsabilidade intelectual, moral e espiritual do que aconteceu em 8 de janeiro. Não tenho dúvida nenhuma, ele alimentou por quatro anos o clima de ódio no país
Alexandre Padilha
O ministro disse não saber se o ex-presidente teve alguma relação direta com o movimento, como de financiamento, mas que a apuração irá mostrar o papel de Bolsonaro. "Vamos descobrir para que nossa democracia seja consolidada", declarou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.