Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula anuncia que vai a São Paulo para enfrentamento de chuvas no litoral

Do UOL, em São Paulo

19/02/2023 21h51Atualizada em 20/02/2023 09h40

O presidente Lula (PT) anunciou na noite de domingo (19) que virá hoje para São Paulo para acompanhar os esforços após fortes chuvas atingirem o litoral do estado. Até agora, são ao menos 24 mortos, 228 pessoas desalojadas e 338 desabrigadas.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) expressou sua "solidariedade aos moradores do litoral norte de SP que sofrem transtornos e perdas em função das fortes chuvas".

O ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, também disse que irá ao litoral paulista hoje, já que integra a comitiva de autoridades que acompanham a situação.

Além dele, o ministro Waldez Góes e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, estarão na região para apoiar e orientar as Defesas Civis locais e prestar solidariedade às vítimas.

O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos-SP), decretou o estado de calamidade pública por 180 dias em seis cidades atingidas pelas fortes chuvas no litoral do estado.

São elas:

  • São Sebastião
  • Caraguatatuba
  • Ilhabela
  • Ubatuba
  • Guarujá
  • Bertioga

Tarcísio disse que irá liberar R$ 7 milhões para a região; já Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, informou que o governo Lula irá liberar outros R$ 2 milhões.

Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta para todo o litoral paulista sobre previsão para chuvas intensas e contínuas, acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo em algumas regiões do estado.

A população deve ficar atenta a sinais de risco, como movimentação do solo, postes e árvores inclinadas, além de rachaduras nas paredes ou portas e janelas emperrando repentinamente.

Contatos úteis

A Defesa Civil possui o aplicativo Alerta SP, que emite comunicados conforme novos avisos chegam.

Também é possível se cadastrar para receber SMS's pelo número 40199.

Já o número para emergências é o 199.