Lula anuncia que vai a São Paulo para enfrentamento de chuvas no litoral
O presidente Lula (PT) anunciou na noite de domingo (19) que virá hoje para São Paulo para acompanhar os esforços após fortes chuvas atingirem o litoral do estado. Até agora, são ao menos 24 mortos, 228 pessoas desalojadas e 338 desabrigadas.
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) expressou sua "solidariedade aos moradores do litoral norte de SP que sofrem transtornos e perdas em função das fortes chuvas".
O ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, também disse que irá ao litoral paulista hoje, já que integra a comitiva de autoridades que acompanham a situação.
Além dele, o ministro Waldez Góes e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, estarão na região para apoiar e orientar as Defesas Civis locais e prestar solidariedade às vítimas.
O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos-SP), decretou o estado de calamidade pública por 180 dias em seis cidades atingidas pelas fortes chuvas no litoral do estado.
São elas:
- São Sebastião
- Caraguatatuba
- Ilhabela
- Ubatuba
- Guarujá
- Bertioga
Tarcísio disse que irá liberar R$ 7 milhões para a região; já Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, informou que o governo Lula irá liberar outros R$ 2 milhões.
Alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta para todo o litoral paulista sobre previsão para chuvas intensas e contínuas, acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo em algumas regiões do estado.
A população deve ficar atenta a sinais de risco, como movimentação do solo, postes e árvores inclinadas, além de rachaduras nas paredes ou portas e janelas emperrando repentinamente.
Contatos úteis
A Defesa Civil possui o aplicativo Alerta SP, que emite comunicados conforme novos avisos chegam.
Também é possível se cadastrar para receber SMS's pelo número 40199.
Já o número para emergências é o 199.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.