Topo

Esse conteúdo é antigo

Zambelli diz ter recebido minuta golpista em gabinete: 'Não sei quem fez'

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) - Michel Jesus/Câmara dos Deputados
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) Imagem: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

23/02/2023 10h18Atualizada em 24/02/2023 01h07

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) disse, em entrevista à Folha de S.Paulo, que recebeu uma minuta golpista em seu gabinete.

Zambelli respondia sobre o teor golpista dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quando afirmou ao jornal que também recebeu um documento aos moldes do encontrado na casa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal.

Escreveram e também levaram no meu gabinete. Não sei quem fez."
Carla Zambelli sobre minuta golpista

O UOL procurou a assessoria de imprensa da deputada para questionar a respeito do teor do texto, bem como sobre o que aconteceu com o documento, e aguarda retorno.

O que dizia a minuta encontrada na casa de Anderson Torres?

Anderson Torres foi preso em 14 de janeiro deste ano quando voltava dos Estados Unidos. Ele ocupava o cargo de secretário de segurança do Distrito Federal quando ocorreram os atos golpistas em 8 de janeiro e acabou sendo exonerado. No cargo, Torres era responsável pela Polícia Militar, que não conteve os ataques. A prisão dele foi decretada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

A minuta golpista foi localizada dois dias antes da prisão de Torres. O documento de três páginas estava na casa do ex-ministro de Bolsonaro, e pregava por instaurar um estado de defesa na sede do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para mudar o resultado das eleições.