Pra começar a semana

Pra começar a semana

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

EUA começam a cobrança de tarifas recíprocas na quarta-feira

A semana começa com a expectativa pela entrada em vigor na quarta-feira das tarifas recíprocas e setoriais anunciadas por Donald Trump. As medidas escalam uma guerra comercial dos EUA com o mundo todo. O presidente americano também declarou que não pretende aceitar exceções nas taxas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio que chegam aos EUA e que já entraram em vigor há 10 dias.

O presidente Lula chegou a anunciar que iria recorrer à Organização Mundial do Comércio contra as tarifas impostas pelos EUA a produtores brasileiros, ou mesmo impor tarifas recíprocas. Ontem, — durante viagem oficial ao Vietnã — Lula disse que não vê problemas em conversar com Donald Trump para alcançar um acordo e evitar as cobranças.

Depois de ter virado réu no processo de tentativa de golpe de Estado, Jair Bolsonaro participa de mais um ato que pede anistia aos indiciados e condenados pelos atos de 8 de janeiro, na avenida Paulista, em São Paulo.

Antes disso, integrantes do Partido Liberal devem se reunir com o presidente da Câmara, Hugo Motta, na terça-feira, para pressionar a Casa a colocar em discussão o projeto da anistia. Os parlamentares ameaçaram trancar a pauta se o texto não for levado para o plenário.

Para segunda e terça, entregadores de aplicativo anunciaram uma greve nacional para pressionar plataformas como iFood, 99 Entrega e Uber Flash por melhores condições de trabalho. Os trabalhadores prometem parar em 59 cidades do país, sendo ao menos 19 capitais, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife.

No esporte, começam a fase de grupos da Copa Libertadores da América e da Sul-Americana. Veja outros destaques:

SEGUNDA, 31

  • Paralisação nacional de entregadores de aplicativos. Os trabalhadores prometem parar em 59 cidades do país, são ao menos 19 capitais, incluindo São Paulo, Rio, Salvador e Recife.
  • Grupo jurídico Prerrogativas faz ato na PUC-SP, na data de aniversário do golpe militar de 1964, para protestar contra as propostas de anistia para os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023. Com participação de políticos da esquerda.

TERÇA, 1º

Continua após a publicidade
  • Integrantes do Partido Liberal ameaçaram trancar a pauta se o projeto que pede anistia aos indiciados e condenados pela tentativa de golpe de Estado não for discutido na Câmara dos Deputados. O presidente da Casa, deputado Hugo Motta, se reúne com parlamentares que defendem o projeto para discutir o assunto.
  • Começa a fase de grupos da Libertadores da América. O Fortaleza estréia contra o Racing, da Argentina.
  • Começa também a Copa Sul-Americana com os jogos: Unión Santa Fé x Cruzeiro; Once Caldas x Fluminense; e Cienciano x Atlético-MG.

QUARTA, 2

  • Instituto Quaest divulga nova pesquisa sobre avaliação do governo Lula. No último levantamento, divulgado em 27 de janeiro, a aprovação do governo estava abaixo da desaprovação pela primeira vez.
  • Começam a ser cobradas as tarifas recíprocas e setoriais impostas por Donald Trump. O presidente dos Estados Unidos deve dar uma entrevista coletiva para detalhar as medidas tomadas para proteger a economia americana.
  • Pela Libertadores da América, o São Paulo estréia contra o Talleres e o Botafogo joga com o Universidad de Chile.
  • Pela Sul-Americana jogam: Corinthians x Huracán; Melgar x Vasco; Vitória x Universidad Católica; e Sportivo Luqueño x Grêmio.

QUINTA, 3

  • Pela Libertadores jogam: Bahia x Inter; Sporting Cristal x Palmeiras e Deportivo Táchira x Flamengo.

SEXTA, 4

Continua após a publicidade
  • Ronaldo Caiado lança, com Gusttavo Lima, pré-candidatura à Presidência da República, em Salvador. Ele aproveita um evento em que irá receber do prefeito da capital baiana, Bruno Reis, um título de Cidadão Baiano.

SÁBADO, 5

  • A seleção brasileira de futebol feminino joga amistoso contra a seleção dos Estados Unidos.

DOMINGO, 6

  • Jair Bolsonaro participa de ato que pede anistia aos indiciados e condenados pela tentativa de golpe de Estado. A manifestação está prevista para ocorrer na avenida Paulista, em São Paulo.
  • Pelo mundial de Fórmula-1, os pilotos disputam o Grande Prêmio do Japão.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

12 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Norberto Pipl Noronha

Lula é um inseto nocivo no mundo 

Denunciar

Roberto Brandao Machado

General Vo Nguyen Giap derrotou os Estados Unidos.

Denunciar

Wilson Roberto Tozzi

Milei foi lá e negociou com Trump. Haverá zero tarifas de ambas as partes. E o Lula? Esse é o estadista?

Denunciar