Topo

Juliana Dal Piva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Em viagem aos EUA, ex-ministro de Bolsonaro é exonerado da segurança do DF

Ex-ministro da Justiça Anderson Torres - Elaine Menke/Câmara dos Deputados
Ex-ministro da Justiça Anderson Torres Imagem: Elaine Menke/Câmara dos Deputados

Colunista do UOL

08/01/2023 16h45

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Após as invasões dos prédios públicos e ataques em Brasília, o governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou a exoneração do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres. A Advocacia-Geral da União pediu a prisão de Torres no domingo.

Torres é ex-ministro da Justiça e foi nomeado secretário de Segurança do Distrito Federal nesta semana. Neste domingo, ele está em viagem nos EUA. Torres está em Orlando, na Flórida, mesma cidade em que o ex-presidente Jair Bolsonaro está. Interlocutores contaram à coluna que Torres tem família naquele país.

Para a coluna, o secretário negou encontro com o ex-presidente. "Estou com minha família de férias. Primeiro dia de férias. Não encontrei Bolsonaro", escreveu Torres.

Neste domingo (8), bolsonaristas radicais invadiram o prédio do STF (Supremo Tribunal Federal), do Congresso Nacional e ainda o Palácio do Planalto. O plenário do STF, onde são realizadas as sessões da Corte, ficou completamente destruído. Cadeiras, câmeras e janelas do térreo foram quebradas. Sofás também foram rasgados.

Ao saber do ataque ao STF, Congresso Nacional e Palácio do Planalto, Torres escreveu no Twitter: "É inconcebível a desordem e inaceitável o desrespeito às instituições. Determinei que todo efetivo da PM e da Polícia Civil atue, firmemente, para que se restabeleça a ordem com a máxima urgência. Vandalismo e depredação serão combatidos com os rigores da lei".

Imagens mostram policiais do DF assistindo ao ataque aos prédios das principais instituições do país.

Mais informações em instantes