Topo

Esse conteúdo é antigo

Única proposta de Juscelino Filho na Câmara em 2022 foi criar Dia do Cavalo

Desde março de 2022, quando foi apresentado, projeto de lei de Juscelino Filho não teve movimentações - Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Desde março de 2022, quando foi apresentado, projeto de lei de Juscelino Filho não teve movimentações Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

28/02/2023 15h19

Atual ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil) apresentou um único projeto de lei à Câmara dos Deputados no ano passado: a criação do Dia Nacional do Cavalo.

A informação foi publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmada pelo UOL.

O projeto do Dia do Cavalo

  • Reeleito para o terceiro mandato pelo Maranhão no ano passado, o deputado federal propôs que os equinos fossem homenageados todos os anos no dia 15 de agosto.
  • Como justificativa, ele revisita toda a relação que os humanos têm com os cavalos desde a Idade Média, quando eram usados em guerras e em tarefas diárias.

Diante do exposto, no intuito de reconhecer o papel do cavalo na história da humanidade; homenagear todos aqueles que estão envolvidos com esses animais [...] propomos a inclusão no calendário oficial do Brasil, do Dia Nacional do Cavalo.
Projeto de lei de Juscelino Filho

Ministro escondeu cavalos da Justiça. Segundo reportagem também do Estadão, Juscelino Filho não informou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) um patrimônio de pelo menos R$ 2,2 milhões em cavalos de raça. Ao menos doze animais criados em Vitorino Freire (MA) teriam sido omitidos da declaração de bens do deputado.

A cidade maranhense é a mesma para a qual ele enviou dinheiro do Orçamento Secreto para asfaltar uma estrada que leva a fazendas de sua família.

O UOL entrou em contato com a equipe do ministro para mais esclarecimentos, mas não obteve resposta até o momento.