Topo

Gilmar Mendes encaminha inquérito sobre Aécio e Anastasia ao STF

Gilmar Mendes -  Carlos Moura/STF
Gilmar Mendes Imagem: Carlos Moura/STF

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL, em Salvador

01/03/2023 15h42Atualizada em 01/03/2023 16h14

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) cassou, no último dia 24, decisão do TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais).

O que aconteceu:

  • A decisão do TRE mantinha na Justiça Eleitoral inquérito policial sobre o deputado federal Aécio Neves (PSDB) e o ministro do TCU Antonio Anastasia.
  • Mendes, porém, enviou a ação ao STF o inquérito.
  • A determinação foi em resposta a um pedido da defesa de Aécio.
  • O ministro do STF entendeu que, como atualmente Anastasia é ministro do TCU, ele tem direito ao foro privilegiado e deve ser julgado na Suprema Corte.

O prosseguimento das investigações na primeira instância importará produção de provas em desfavor da referida autoridade pública com violação a prerrogativas que buscam proteger o livre exercício de suas funções."
Gilmar Mendes

O ministro do STF avaliou que as condutas atribuídas a Aécio Neves envolvem diretamente o atual ministro do TCU. O caso envolve suposto pedido de Aécio para a doação à campanha eleitoral de Antonio Anastasia ao governo de Minas Gerais, em 2010.

Na avaliação da PGR (Procuradoria-Geral da República) há indícios de crimes eleitorais, além de corrupção e lavagem de dinheiro.