Topo

Esse conteúdo é antigo

Com bronca em ministros, Lula homenageia Marielle e prevê novo Mais Médicos

Do UOL, em Brasília e em São Paulo

14/03/2023 12h12Atualizada em 14/03/2023 13h50

Em reunião ministerial no Palácio do Planalto hoje, o presidente Lula (PT) deu uma bronca em ministros, fez uma homenagem à ex-vereadora Marielle Franco, assassinada há cinco anos no Rio de Janeiro, e debateu o anúncio do novo Mais Médicos para a semana que vem.

O encontro concentrou pastas da área social do governo. O foco do recado do presidente foram ministros que fizeram anúncios sem antes terem combinado questões logísticas e orçamentárias com a Casa Civil.

O que disse Lula?

  • O presidente afirmou que não quer "proposta de ministro", mas "proposta de governo", por isso os anúncios tinham de ser concentrados, não independentes.
  • Ele pediu um minuto de silêncio em homenagem a Marielle Franco e ao motorista Anderson Gomes.
  • Entre as propostas, foram debatidas retomada do Mais Médicos, com outro nome, e implementação de escolas em tempo integral.

Qualquer genialidade que alguém possa ter, faça, por favor, antes uma reunião com a Casa Civil, para que ela discuta com a Presidência as possibilidades, para que a gente possa, depois, chamar o dono da genialidade e criar as condições para a política anunciada."
Lula, em bronca a ministros

"É importante que nenhum ministro ou nenhuma ministra anuncie publicamente qualquer política pública sem ter sido acordado com a Casa Civil, que é quem consegue fazer que a proposta seja do governo", completou Lula, que lembrou que as pastas da Economia, "caixas do governo", também têm de avaliar as propostas.

Lula também reforçou compromisso pela resolução do assassinato de Marielle, após pedir 1 minuto de silêncio. Hoje marca cinco anos do crime, ainda sem uma resposta sobre quem o ordenou.

Muito obrigada pelo carinho de todas as companheiras e companheiros que têm caminhado junto comigo nesses últimos 2 meses e meio, e significa muito, tanto para mim quanto para a minha família, com certeza, o seu posicionamento e do governo. Muito obrigada."
Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial e irmã de Marielle, após homenagem

Na reunião, também foi previsto o anúncio do novo Mais Médicos para a semana que vem. O programa, criado em 2013 no governo Dilma Rousseff (PT) para aumentar o número de médicos em áreas deficitárias, deverá voltar com foco em profissionais brasileiros.

No lançamento, terá já definido o novo nome, por enquanto estamos chamando de 'Mais Saúde'. O fato é que o programa será ampliado, incluindo a formação de especialidades na atenção básica. Vamos elevar a oferta de serviços não apenas de forma quantitativa como qualitativa."
Rui Costa, sobre novo Mais Médicos

Segundo ele, a inclusão de médicos estrangeiros, como ocorreu com cubanos no governo Dilma,"está sendo definida", mas "a prioridade será para os brasileiros".

"Nós vamos voltar, dentro desse escopo, a fazer a validação de brasileiros que se formaram no exterior", disse.