Topo

Alesp tem político passando mal na fila e presença de cachorro adotado

15.mar.2023 - Andreia Rolim Rios, esposa de Átila Jacomussi (Solidariedade), com Jack, cachorro da família, na posse da Alesp - Reprodução
15.mar.2023 - Andreia Rolim Rios, esposa de Átila Jacomussi (Solidariedade), com Jack, cachorro da família, na posse da Alesp Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

15/03/2023 15h06Atualizada em 15/03/2023 16h51

Com a fila dobrando o quarteirão, havia mais gente fora do que dentro da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) na hora marcada para o começo da cerimônia de posse dos deputados estaduais. Gente sofrendo num calor de 28 graus que não combina com vestido longo e terno. Muitos deles eram prefeitos, vereadores e secretários municipais.

Caso de Gilberto Giba (PL), vereador em Itapecerica da Serra que entrou na fila ao meio-dia e estava no aguardo às 15 horas. Com a careca brilhando por causa do calor, ele não estava nada contente. "É ridículo! Estou atendendo pedido do deputado que ajudamos a eleger e estamos nesta fila."

Vereador passou mal e foi embora. Parte da comitiva de Cubatão bateu em retirada pouco antes das 15 horas porque a pressão de um político convidado baixou.

A reclamação era generalizada, mas poucos queriam falar para não se indispor com deputados estaduais a quem vão pedir verbas no futuro. A maior queixa era a falta de pessoas colhendo dados para fazer o cadastro e permitir a entrada de pessoas que foram convidadas pelos gabinetes.

Diego França (PL), vereador de Iguape chegou na fila às 11h30 e não conseguiu entrar até as 15h30. Ele desistiu de acompanhar a posse. "Saí de casa cedo, fiz quilômetros e agora volto sem dar um abraço no deputado que me convidou."

Os policiais da entrada da Alesp foram questionados pelo UOL sobre o motivo da demora e justificaram que "manifestantes se infiltram entre as autoridades".

Com todo a ineficiência e demora para entrar, quem se deu bem foi o dono da barraca de cachorro quente que faturava servindo engravatados.

Um Golden retriever de nome Jack chama a atenção. O cachorro está no gabinete de Atila Jacomussi (Solidariedade), no primeiro andar. Ligado à causa animal, o ex-prefeito de Mauá decidiu trazer o cachorro de 12 anos para sua posse na assembleia.

Nós o resgatamos de maus-tratos e oferecemos nossa casa para lar temporário depois, mas nos apegamos e terminamos adotando. Agora, ele está com câncer, mas estamos tratando."
Andreia Rolim Rios, mulher do deputado estadual Atila Jacomussi

Entre as mulheres, a regra é o vestido de festa. Entre os homens, o terno e gravata. Até por isso, a equipe de assessores do Delegado Olim (PP) se destaca em meio à multidão. O time veste uma camisa Polo azul claro que traz a bandeira do estado de SP na lateral.

Sempre usamos esse traje em reuniões de conselhos comunitários de segurança e outras atividades do mandato."
Roberto Dian, assessor do deputado Delegado Olim

Tarcísio presente

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) compareceu à posse dos deputados estaduais eleitos em 2022.

Tradicionalmente, o governador de São Paulo não participa da cerimônia de posse dos deputados na Alesp. Em 2015 e 2011, os vice-governadores Márcio França e Guilherme Afif Domingos representaram o poder Executivo no evento.

Ministro da Infraestrutura durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio foi eleito governador de São Paulo com 55% dos votos válidos. Ao todo, mais de 12 milhões de eleitores optaram pelo então candidato.