Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula critica vaias à governadora de PE: 'Respeitem meus convidados'

Tiago Minervino

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/03/2023 20h19

O presidente Lula (PT) criticou as pessoas que vaiaram a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), durante evento no estado hoje.

O que o presidente falou:

  • Lula afirmou que as pessoas que vaiaram Raquel Lyra também o vaiaram, já que o evento foi promovido pelo governo federal e a tucana foi sua convidada.
  • Ele cobrou respeito e disse ser preciso aprender a conviver com "adversários políticos", porque não é possível "conviver como inimigos".
  • O petista reafirmou que voltará a Pernambuco e encontrará Raquel quantas vezes forem necessárias durante sua gestão.
Quando vocês estavam vaiando a governadora, vocês estavam me vaiando. Ela está aqui porque foi convidada por nós. Precisamos aprender a conviver com adversários, não podemos conviver como inimigos. Debato, sento e faço muitas coisas com o adversário, com o inimigo não. A governadora pode ser nossa adversária política, mas ela foi eleita e eu vou respeitá-la como governadora do Estado. Por favor, respeitem meus convidados que vieram aqui."

O que aconteceu:

  • Raquel Lyra participou do evento promovido pelo PT no Recife na tarde de hoje para o lançamento do novo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), com foco no fortalecimento da agricultura familiar.
  • Ao discursar, a governadora foi vaiada por parte do público presente, enquanto outros viraram as costas para ela.
  • No final de sua fala, Lyra disse que vai governar o Estado para todos, "inclusive aqueles que me vaiaram ou viraram as costas".
  • Mais cedo, Raquel e Lula assinaram um acordo de gestão compartilhada de Fernando de Noronha, e encerraram uma batalha judicial para tornar o arquipélago um território federal, e não parte de Pernambuco.
  • Durante o segundo turno das eleições de 2022, Raquel Lyra se manteve isenta e não declarou apoio a nenhum dos candidatos que disputavam o Palácio do Planalto.