Topo

José Roberto de Toledo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Manter juro recorde é BC chantageando governo: corto o meu se cortar o seu

Colunista do UOL

22/03/2023 19h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Após decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) de manter a taxa básica de juros da economia em 13,75% ao ano, o colunista do UOL José Roberto de Toledo afirmou que a ação da instituição é uma chantagem direcionada ao governo Lula (PT) para que seja apresentada uma nova regra fiscal.

Durante o programa Análise da Notícia, Toledo classificou a decisão como política e afirmou que, enquanto uma nova política fiscal não for apresentada, não haverá uma redução na taxa de juros.

Manter juro recorde é Banco Central chantageando o governo: só corto o meu se cortar o seu. José Roberto de Toledo

Em tom de ironia, o colunista do UOL ainda afirmou que o Copom poderia se chamar Comitê de Política Monetária da Faria Lima, uma vez que a decisão foi tomada olhando apenas para o mercado financeiro e evidenciando uma "relação carnal" entre BC e Faria Lima.

Descolamento da realidade. O colunista do UOL ainda afirmou que não havia nenhuma justificativa para que a taxa de juros fosse mantida em 13,75% ao ano, uma vez que a economia brasileira não passa por seu melhor momento e há fábricas fechando. "As principais montadoras estão dando férias coletivas e parando suas linhas de montagem porque caiu a demanda por carros. Ninguém está comprando carro novo porque não tem crédito e o juro é muito alto. É um total descolamento da realidade", disse.

Ineficiência do Banco Central. Toledo também destacou que uma não redução da taxa de juros pode aumentar o risco de recessão no Brasil, uma vez que sequer a inflação cai no país. "O BC não está aí só para reduzir a inflação, coisa que não tem conseguido fazer apesar da taxa de juros mais alta do mundo. Além de tudo é ineficiente, incompetente e ineficaz", avaliou.

Sabotagem contra o Brasil. Ainda durante o Análise da Notícia, ele voltou a destacar o aumento do risco de recessão devido a taxa de juros e afirmou que a decisão de manter a Selic em 13,75% ao ano não é uma sabotagem contra o governo Lula, e sim uma sabotagem contra o próprio Brasil.

O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: