Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula diz gostar de problemas para resolver: 'Meu nome era solução'

Tiago Minervino

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/03/2023 19h58

Durante evento no Recife (PE), o presidente afirmou que seu nome na infância era "solução" por ser uma pessoa que "gosta de resolver problemas".

O que Lula disse:

  • Ao falar sobre o pagamento do piso salarial da enfermagem, o petista destacou que o governo "vai resolver esse problema", assim como solucionará "qualquer outro problema" do país.
  • Lula, porém, ressaltou que é preciso esperar o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso liberar uma ação que paralisou o pagamento do piso aos enfermeiros no ano passado.
  • O presidente ressaltou que respeita os ritos constitucionais, mas adiantou que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, foi hoje conversar com Barroso para acelerar essa pauta.
  • O presidente também criticou o setor privado de saúde por querer barrar o pagamento do novo teto salarial da enfermagem, afirmou que a rede privada tem condições de arcar com os salários aprovados pelo Congresso e salientou que "R$ 4 mil é pouco".
  • Lula também falou que o governo federal vai ajudar as Santas Casas de Misericórdia a pagarem os salários dos enfermeiros por meio de subsídios a essas instituições, e que é dever dos hospitais respeitarem o novo piso.

A gente vai resolver esse problema, como qualquer outro problema. Meu nome quando era pequeno era solução. Eu gosto mesmo é de ter problema, porque se não tiver problemas, a gente não consegue resolver nada. E eu gosto de problemas para resolver."

Lula participou hoje no Recife do lançamento do novo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), com foco no fortalecimento da agricultura familiar. O relançamento do programa aconteceu com novo reajuste no valor e prioridade para mulheres, negros e indígenas.