Topo

Com pneumonia, Lula cancela viagem à China após reavaliação médica

Colunista do UOL, em Pequim, e do UOL, em Brasília

25/03/2023 12h39Atualizada em 27/03/2023 07h34

O presidente Lula (PT) cancelou a viagem para a China marcada para este domingo (26) após passar por nova avaliação médica na manhã de hoje. Não há data prevista para uma nova visita.

Com pneumonia leve, segundo o Planalto, o chefe do Executico está de repouso no Palácio da Alvorada, sem compromissos oficiais. Seu quadro é estável. Segundo o UOL apurou, o governo brasileiro foi alertado de que a visita ao presidente Xi Jinping, em razão da doença de Lula, preocupava autoridades chinesas.

O que aconteceu

  • O diagnóstico completo de Lula é de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A. Ele está em tratamento e segue tomando medicação

  • Viagem foi adiada até fim da doença. O serviço médico da Presidência da República recomendou o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral. A recomendação foi anunciada hoje após uma reavaliação médica que constatou melhora clínica do presidente.

  • A informação surpreendeu porque fontes do Planalto davam como certa a viagem no início da manhã de hoje. Na noite de sexta-feira (24), o ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social), Paulo Pimenta, disse Lula estava se sentido "bem". Ainda na sexta, o médico cardiologista Roberto Kalil esteve em Brasília pela manhã para acompanhar a medicação prescrita ao presidente.

Viagem à China

  • Embarque estava previsto para este sábado (25). Ontem, foi adiado para domingo (26) e agora, cancelado.

  • Uma reunião com Xi Jinping ocorreria em Pequim na terça (28). O encontro entre os dois líderes era muito aguardado em especial pelos setores comercial, industrial e agrícola. Uma comitiva com 240 empresários acompanharia o presidente.

  • Acordos serão assinados no futuro. A expectativa era que ao menos 20 acordos comerciais negociados ao longo dos últimos meses fossem fechados durante a visita. A China informou os que as negociações continuam para que os contratos sejam assinados em uma nova ocasião.

  • Nova presidente do banco dos Brics, Dilma Rousseff (PT) manteve sua viagem para Xangai. Sua solenidade de posse no comando do NDB (Novo Banco de Desenvolvimento, nas siglas em inglês) estava prevista para quarta-feira.

  • Todos os ministros que acompanhariam Lula cancelaram a ida — a exceção é o chefe da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), que já está em Pequim, vai manter os encontros previstos e volta no dia 30. Um grupo de empresários também já havia viajado para a China, e os eventos de negócios serão mantidos.