Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Lula com pneumonia ao lado de Xi Jinping preocupava China
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Após o presidente Lula cancelar sua viagem à China por questões de saúde, o governo chinês lamentou a situação vivida pelo brasileiro e destacou que os acordos que foram negociados nos últimos meses continuarão a ser tratados para que possam ser assinados, em uma nova ocasião.
Mas o Itamaraty e o Palácio do Planalto já tinham sido alertados por diplomatas chineses que a presença de uma pessoa doente ao lado do presidente Xi Jinping estava deixando Pequim preocupada. Lula está com pneumonia leve.
A China adota algumas das condições mais estritas de segurança e sanitária no contato de sua cúpula com outras delegações. Xi ainda foi acusado de exagerar nos protocolos contra a covid-19 em sua população e, para fontes na capital do país, um encontro dele com um presidente doente poderia desgastar sua própria imagem no país.
Para pessoas próximas ao Planalto, a viagem de Lula para a China cumpria diversas funções, tanto de política externa como doméstica:
- Visita sinalizaria influência. O encontro com Xi e os mais de 20 acordos assinados seriam usados para demonstrar aos americanos que o Brasil poderia buscar alianças mais equilibradas com outras potências
- Viagem seria marco para o início do governo. A visita faria parte da estratégia de Lula de conseguir restabelecer relações com seus quatro maiores parceiros no mundo - América Latina, EUA, Europa e China - antes de completar cem dias no cargo.
- Na China, Lula se afastaria das polêmicas com o senador Sérgio Moro e o debate fiscal. A agenda negativa seria trocada por fotos ao lado de um dos principais líderes mundiais, assinatura de acordos e a repetição de lemas como "O Brasil voltou".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.