Topo

Maierovitch: Piquet pode ser cúmplice de eventuais crimes de Bolsonaro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/03/2023 18h39

O jornal O Estado de S.Paulo revelou nesta terça-feira (28) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) guardou presentes recebidos durante o mandato, como joias de diamantes, em uma fazenda do ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet.

O colunista do UOL Walter Maierovitch afirmou durante participação no UOL News que o tricampeão mundial de Fórmula 1 pode ser considerado cúmplice de eventuais crimes de Bolsonaro.

Há necessidade de uma apuração séria porque o Código Penal diz que todo aquele que concorre para um crime incide nele e nas penas a ele cominadas.

"Então o Piquet pode ser um coautor nisso, um partícipe nessa manobra criminosa", completou.

Bolsonaristas não estão levando caso das joias sauditas a sério, diz Tales Faria

O colunista do UOL Tales Faria também comentou sobre as novas informações relacionadas a presentes recebidos por Bolsonaro. Segundo ele, os bolsonaristas "não acham que ocorreram grandes coisas, que isso é normal".

Vivem numa bolha. Hoje a gente entrevistou no UOL o presidente do PP, Ciro Nogueira, e ele disse: 'Bolsonaro não tem cara de ladrão'. É assim que eles estão lidando com um caso desses.

O colunista ainda afirmou que o caso seria "surreal" até mesmo se fosse roteiro de um filme.

Você imagina uma história estrelada no cinema por um presidente tentando fugir do país com joias doadas pela Arábia Saudita, milhões de dólares. Aí não consegue, tenta dar um golpe de estado, depois se descobre que uma parte das joias ele escondeu na casa de um tricampeão mundial de Formula 1. Se te contasse essa história você não acreditaria.

Bolsonaro acha que será o grande líder dos conservadores; lugar já é ocupado por Tarcísio, diz Tales

O colunista Tales Faria comentou sobre o retorno de Jair Bolsonaro ao Brasil após 3 meses nos Estados Unidos. O PL, partido do ex-presidente, confirmou o retorno para quinta-feira (30).

De acordo com o colunista, Bolsonaro acredita que será o grande líder dos conservadores no país. Contudo, Tales afirma que o ex-presidente já perdeu apoio.

O que ele não notou ainda é que o governo dele foi um desastre. E esse desastre fez com que a elite, que o apoiou em 2018, não está mais com ele, e nem as forças políticas que o apoiavam. Boa parte das forcas políticas já tem candidato: é o Tarcísio, o governador de São Paulo.

Para Tales, Bolsonaro não irá retornar com tanto apoio como esperava ter, mesmo entre os aliados, que gostariam que o ex-presidente fosse declarado como inelegível.

Ele vai ser usado por boa parte daqueles que foram aliados dele, que querem ele como um eleitor, alguém que venha e faça propaganda para esse ou aquele candidato. Estão torcendo na verdade para que o Bolsonaro se torne inelegível, e aí vão poder usar esse argumento.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h. Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: