Topo

Lewandowski vai anunciar amanhã data de aposentadoria do STF

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, durante sessão plenária - Rosinei Coutinho/ SCO-STF
O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, durante sessão plenária Imagem: Rosinei Coutinho/ SCO-STF

Do UOL, em Brasília

29/03/2023 19h30Atualizada em 29/03/2023 19h30

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), vai anunciar amanhã (30) a data que planeja se aposentar da Corte. O anúncio será feito após a sessão plenária do tribunal, no fim da tarde.

O que aconteceu?

  • O ministro vai oficializar a data que deixará o tribunal, antecipando a aposentadoria prevista para 11 de maio.
  • A interlocutores Lewandowski tem dito desde o início do ano que não ficaria até o último dia no Supremo.
  • Na semana passada, o ministro informou o presidente Lula (PT) a intenção de antecipar sua saída. A conversa entre os dois ocorreu após a homologação do novo acordo de gestão da União com Pernambuco sobre o arquipélago de Noronha;

A antecipação da aposentadoria de Lewandowski deve abrir caminho para Lula fazer a indicação do novo nome para o tribunal.

O mais cotado é o criminalista Cristiano Zanin Martins, que defendeu Lula nos processos da Lava Jato e foi responsável pelo recurso que anulou as condenações do petista, restaurando a sua elegibilidade.

O presidente elogiou Zanin afirmando que ele foi uma "grande revelação jurídica" em entrevista ao site Brasil 247.

O Zanin foi uma grande revelação jurídica nesses últimos anos, uma revelação extraordinária, fez coisas que outros advogados não fariam"
Lula, presidente da República

Apesar da fala, Lula afirmou em entrevista ao site Brasil 247 que não pretende indicar ninguém ao Supremo "por ser amigo".

"Quero indicar alguém que seja competente do ponto de vista jurídico e que esse cidadão esteja lá para que a Constituição seja respeitada", disse.

Além de Zanin, o segundo nome cotado ao tribunal é do advogado Manoel Carlos de Almeida Neto, candidato preferido de Lewandowski.