Topo

'Vamos mudar política de preços da Petrobras no momento certo', diz Lula

Do UOL, em Brasília

06/04/2023 12h31

O presidente Lula (PT) afirmou hoje que o governo irá mudar a política de preços da Petrobras "no momento certo".

O que Lula disse:

O petista negou que a mudança já esteja estabelecida, mas garantiu que ocorrerá. "O Brasil não tem por que estar submetido à PPI [Política de Preços Internacional]. Mas isso é o um problema que nós vamos discutir num momento certo", disse.

Lula procurou acalmar os ânimos após desencontros entre o Ministério de Minas e Energia e a Petrobras ontem (5). As declarações ocorreram em um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto nesta manhã. "A política da preços da Petrobras será discutida pelo governo no momento em que o presidente da República convocar o governo para discutir política de preço", afirmou.

Lula também negou desavenças entre o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) e o presidente da empresa, Jean Paul Prates. O ministro disse ontem que a petroleira ia mudar os preços, enquanto a Petrobras negou.

Nós vamos mudar [a política de preços], mas com muito critério porque, durante a campanha, eu disse que era preciso abrasileirar o preço da gasolina e o preço do óleo diesel."
Lula, em café da manhã com jornalistas

Durante a campanha, Lula disse que a atual política de preços da Petrobras é "para agradar aos acionistas em detrimento de brasileiros" e prometeu fazer mudanças para que o preço seja calculado em função dos custos nacionais.

O presidente afirmou ainda que "a imprensa revelou" a ele um "suposto" desentendimento entre Silveira e Prates. Ao final, acabou por desautorizar o ministro que falou sobre a mudança.

"Enquanto o presidente não convocar para discutir a mudança de preço, a gente não vai mudar o que está funcionando hoje", disse Lula.

Silveira x Prates

Silveira criticou a política de preços da Petrobras. Ele disse que uma mudança começará a ser aplicada depois da assembleia geral, marcada para o fim de abril. A declaração foi dada em entrevista à GloboNews.

Ele também previu uma redução no preço do diesel. A medida deve provocar redução entre R$ 0,22 a R$ 0,25 no preço do combustível. Ele não explicou como isso será feito.

Horas depois, a Petrobras divulgou um comunicado à imprensa negando a mudança. "A companhia confirma que não recebeu nenhuma proposta do Ministério das Minas e Energia a respeito da alteração da Política de Preços", dizia a nota.

Produção de carro elétrico no Brasil

O presidente ainda disse que é preciso retomar a capacidade produtiva do país e se disse preocupado com o nível do desemprego.

"Nós não podemos continuar produzindo carro muito caro para um povo que não pode comprar. Para quem estamos produzindo? Me interessa a ideia de produção de carro elétrico no Brasil", afirmou, sobre um possível investimento da China.

Tudo precisa ter um jogo combinado. Se você vai dar um benefício para um empresário, é preciso saber o que o trabalhador vai ganhar. Porque senão não tem sentido."
Lula, em café da manhã com jornalistas