Lula diz na China esperar boa vontade de Putin e Zelensky por paz no mundo
O presidente Lula (PT) disse esperar a "boa vontade" dos presidentes da Rússia e da Ucrânia, Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky, para manter a paz no mundo.
O que aconteceu:
Em viagem à China, o presidente brasileiro disse que a China e os Estados Unidos têm um papel muito importante no contexto da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Para o petista, os EUA devem parar de "incentivar a guerra" com o envio de recursos à Ucrânia e sugeriu que "comecem a falar em paz", assim como a União Europeia precisa fazer.
Assim, segundo Lula, seria possível "convencer" Putin e Zelensky que a paz interessa a todo o mundo.
O presidente afirmou saber que não é fácil acabar com a guerra, mas disse que é preciso procurar países no mundo que topem fazer uma aliança com o objetivo de incentivar a paz.
Eu acho que é preciso que a União Europeia e os Estados Unidos tenham boa vontade, que o Putin e o Zelensky tenham boa vontade para a gente voltar a ter paz no mundo. Muitas vezes não precisamos de guerra. Eu acho que estamos em uma situação em que os dois países estão com dificuldade de tomar decisões. Quando isso ocorre, eu acho que terceiros países, que mantenham boas relações com os dois, precisam criar as condições de termos paz no mundo. Não precisamos de guerra."
Presidente Lula
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.