Topo

Filha de Michelle Bolsonaro já alfinetou Janja e tentou ser influencer

Letícia Firmo com a mãe, Michelle Bolsonaro, em evento de Natal no Planalto - Carolina Antunes / PR
Letícia Firmo com a mãe, Michelle Bolsonaro, em evento de Natal no Planalto Imagem: Carolina Antunes / PR

Do UOL, em São Paulo

19/04/2023 11h47Atualizada em 19/04/2023 14h26

Letícia Firmo, filha mais velha de Michelle Bolsonaro, ganhou um cargo de confiança no governo de Santa Catarina. Fruto do primeiro casamento da ex-primeira-dama, com o engenheiro elétrico Marcos Santos da Silva, a enteada de Jair Bolsonaro se manteve afastada das redes sociais durante o governo do padrasto, mas vem se manifestando recentemente no Instagram.

Presença nas redes

Letícia tem 20 anos e sua primeira publicação em seu perfil no Instagram datada de novembro de 2021. Porém, passou a ganhar mais seguidores, curtidas e comentários em março deste ano, quando disse ter aberto seu perfil e também intensificou as publicações sobre sua rotina.
Na época, fez uma publicação negando as suposições de que teria tornado sua conta na rede pública após o escândalo das joias envolvendo sua mãe e o ex-presidente.
Seu perfil no Instagram atualmente está indisponível. Nele, era possível ver imagens com o namorado, Igor Matheus Modtkowski, além de fotos com Bolsonaro.
A maior parte dos comentários das fotos da jovem apontava a semelhança dela com a mãe e elogiava a família Bolsonaro.
Em janeiro deste ano, ela rebateu uma declaração da atual primeira-dama, Janja da Silva, de que a família Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada em mau estado de conservação. O comentário foi feito em um post da TV Bandeirantes.

Vida pessoal

A jovem vivia no Alvorada, residência oficial da presidência, junto com a mãe e o padrasto.
Segundo o Extra, em 2019, ela disse que, entre todos os irmãos, se identificava mais com Carlos Bolsonaro e vivia brigando com a caçula, Laura. As revelações foram feitas em uma plataforma de perguntas e respostas na internet.
De acordo com a Isto É, Letícia chama Bolsonaro de "Papi 2".

O que aconteceu:

O governador de SC, Jorginho Mello (PL), assinou a nomeação de Letícia na última sexta (14). Ela é a nova assistente de gabinete da Secretaria de Articulação Nacional, que atua em Brasília. O salário-base do cargo é de quase R$ 13 mil.

Outros três familiares de Michelle ganharam cargos neste ano: um irmão está no governo de São Paulo, uma irmã atua no gabinete da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e o genro, namorado de Letícia, é motorista do senador Jorge Seif (PL-SC).

O governo de SC afirma que Letícia é qualificada para o cargo. Em nota enviada ao UOL, o Executivo catarinense diz que ela "será cobrada como todos os colaboradores e terá os mesmos direitos dos demais". A assessoria de Michelle não se manifestou até a publicação deste texto. A reportagem não conseguiu contato com Letícia.