Lula se encontra com premiê do Reino Unido em 1ª agenda em Londres
O presidente Lula (PT) se encontrou hoje com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, em Londres.
O que aconteceu:
Lula e Sunak posaram para fotos em frente a Downing Street, residência e escritório oficial do primeiro-ministro britânico.
Sunak anunciou que o Reino Unido vai investir no Fundo Amazônia, que financia projetos de recuperação. O Itamaraty diz que o encontro bilateral é uma oportunidade para reforçar a relação entre os países.
Em nota, o governo britânico afirmou que os líderes "discutiram a situação da Ucrânia e concordaram que a invasão da Rússia é inaceitável" e firmaram que "a paz é do interesse de todos".
"Os líderes discutiram o grande potencial da relação entre Reino Unido e Brasil, inclusive nas áreas de saúde, pesquisa e desenvolvimento e tecnologia", diz o comunicado.
É o primeiro compromisso oficial de Lula em sua viagem à Inglaterra. Às 13 horas (17 horas em Londres), Lula participará de uma recepção oferecida às delegações estrangeiras pelo Rei Charles 3º no Palácio de Buckingham.
Além do futebol, temos muitos interesses em comum. Seja aumentando nossas relações econômicas e nosso fluxo comercial ou combatendo as mudanças climáticas. É um prazer anunciar que vamos investir no Fundo Amazônia. Isso tudo é feito em reconhecimento ao seu trabalho e liderança [Lula].
Fala do primeiro-ministro Rishi Sunak em encontro com Lula
Podemos fazer muito mais nas nossas relações comerciais. Esta é a retomada das relações do Brasil com o mundo após um período de isolamento. Temos interesse em discutir formas de aumentar nosso relacionamento comercial.
Fala do presidente Lula
O Brasil é o quarto país que mais recebe recursos do International Climate Finance, o principal programa britânico para financiamento de projetos na área, com recursos de 260 milhões de libras (cerca de R$ 1,4 bilhão).
*Com informações de Agência Brasil
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.