Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula decreta luto oficial de 3 dias por morte de Rita Lee

Rita Lee faleceu ontem à noite em São Paulo aos 75 anos - Divulgação/Twitter @Corinthians
Rita Lee faleceu ontem à noite em São Paulo aos 75 anos Imagem: Divulgação/Twitter @Corinthians

Do UOL, em São Paulo e Brasília

09/05/2023 17h44Atualizada em 09/05/2023 20h27

O presidente Lula (PT) decretou hoje luto oficial de três dias pela morte da cantora Rita Lee, aos 75 anos.

O que aconteceu?

A cantora e compositora morreu ontem em sua casa, em São Paulo, segundo divulgou seu perfil oficial. O velório, aberto ao público, será realizado amanhã (10), das 10h às 17h, na capital paulista, terra natal de Rita.

Decreto foi assinado hoje pelo presidente e deve ser publicado até o final do dia, em edição extra do Diário Oficial da União.

Mais cedo, Lula lamentou a morte em suas redes sociais. "Rita Lee Jones é um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira", escreveu.

A cidade de São Paulo, onde Rita Lee nasceu, também decretou luto de três dias.

Este é o primeiro luto oficial do terceiro mandato de Lula. O último luto estabelecido pelo estado brasileiro foi em 31 de dezembro, ainda sob Jair Bolsonaro (PL), pela morte do Papa Emérito Bento 16.

Já o último luto estabelecido pelo petista havia sido pela morte do ex-presidente argentino Néstor Kirchner, de quem era próximo, em outubro de 2010, fim do seu segundo mandato.

Na terra natal, também

O prefeito em exercício de São Paulo, vereador Milton Leite (União Brasil), também decretou luto oficial de três dias pela morte da paulistana.

A cidade de São Paulo e o país perdem hoje uma grande cantora e artista paulistana. Rita Lee era uma apaixonada pela cidade e pela liberdade. Ela deixará um grande silêncio no cenário artístico e cultural do nosso país. Nossos sentimentos aos familiares."
Milton Leite, prefeito em exercício, em nota