Fortes dores e 9 meses de UTI: o que se sabe sobre a morte do David Miranda
O ex-deputado federal David Miranda (PDT-RJ) morreu hoje (9) aos 37 anos, após passar nove meses internado. A informação foi confirmada por seu marido, o jornalista Glenn Greewald.
O que se sabe sobre a morte de David:
Miranda foi hospitalizado em 6 de agosto de 2022, após sentir fortes dores abdominais. Desde então, ele estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Clínica São Vicente, na zona sul do Rio de Janeiro.
Posteriormente, David foi diagnosticado pelos médicos com um quadro de infecção gastrointestinal que se tornou generalizado, segundo Glenn. Durante o período de internação ele foi alvo de infecções sucessivas e teve um quadro de septicemia.
Greenwald atualizava o estado de saúde do ex-deputado por postagens nas redes sociais. Em novembro de 2022, o jornalista disse que David continuava "em estado grave, mas estável".
Na época, ele falou que o quadro clínico de Miranda era "extremamente dinâmico" e mudava "radicalmente de um dia para o outro". "David pode passar uma semana mostrando melhorias consistentes que fazem nós e seus médicos acreditarem que ele está finalmente chegando perto de sair da UTI, apenas para complicações complexas e potencialmente perigosas surgirem sem aviso prévio, o que muda drasticamente nossa perspectiva e sua trajetória", escreveu.
Em março, Greenwald disse que Miranda estava lúcido, passava a maior parte do tempo acordado e conseguia conversar, apesar da traqueostomia que precisou fazer. Entretanto, o jornalista salientou que seu marido ainda se mantinha ligado a uma máquina de ventilação mecânica para auxiliar na respiração.
Devido à internação, David Miranda precisou deixar a disputa eleitoral — ele concorria à reeleição para a Câmara dos Deputados. O marido e os demais familiares do político solicitaram à Justiça Eleitoral a renúncia da candidatura dele, o que foi aceito.
Em dezembro, a Câmara determinou a criação de uma junta médica para avaliar o estado de saúde do político.
Em entrevista ao UOL, Glenn Greenwald disse que ver o marido naquela situação era uma "tortura emocional" e destacou que tinha esperanças de vê-lo fora da UTI, o que infelizmente não aconteceu.
David Miranda completaria 38 anos amanhã (10). Ele deixa o marido e três filhos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.