Câmara dos Deputados forma junta médica para avaliar saúde de David Miranda
A Câmara dos Deputados determinou a criação de uma junta médica para avaliar o estado de saúde do deputado David Miranda (PDT). O ato foi publicado em 26 de outubro, dias antes do 2º turno das eleições.
O parlamentar está internado desde agosto na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da clínica São Vicente, na zona sul do Rio de Janeiro. Ele foi levado ao hospital após sentir fortes dores abdominais, posteriormente diagnosticadas como um quadro de infecção gastrointestinal.
No ato da mesa, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP), justifica que será necessário checar se Miranda "detém condições para exercer o mandato parlamentar, tendo em vista encontrar-se provisoriamente curatelado".
O regimento da Casa prevê que a junta deve ser composta por três médicos, sem ligação com a Câmara. "A junta deverá ser constituída, no mínimo, de três médicos de reputada idoneidade profissional, não pertencentes aos serviços da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal".
Melhora recente. Em 29 de outubro, o jornalista Glenn Greenwald, marido do parlamentar, declarou esperar que o companheiro "esteja no caminho permanente da recuperação desta vez", já que teve "bons dias". "Ele ainda não está melhor. Ainda está na UTI. Houve alguns sinais encorajadores na última semana, mas ainda é uma luta. É um processo de recuperação longo, excruciante e árduo, mas a única coisa que importa é que ele volte para casa no final".
No final de setembro, o marido do parlamentar havia dito que David apresentou "um progresso excelente e emocionante", quando "estava acordado, comunicativo, começou a fazer exercícios ativos e nossos filhos o visitavam diariamente".
"Parecia que os dias ruins tinham ficado para trás. Os médicos começaram até a discutir uma possível data de transferência da UTI. Infelizmente, no início de outubro, vários contratempos e complicações surgiram de repente, que paralisaram e até reverteram o seu progresso. Essas complicações trouxeram momentos difíceis e até bastante assustadores nesta última semana. Mas agora parece que David conseguiu superar isso. Mais uma vez, durante grande parte do dia, ele permanece acordado e comunicativo", declarou Glenn.
Em setembro, a Justiça Eleitoral homologou a renúncia à candidatura de Miranda, após a família do parlamentar anunciar a desistência da disputa em razão da internação. Ele seria candidato à reeleição para a Câmara dos Deputados.
David Miranda e Glenn Greenwald são casados há 14 anos e, juntos, são pais de dois garotos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.