Ao falar do sucesso da educação no CE, Lula cita Cid e exclui Ciro Gomes
O presidente Lula (PT) atribuiu o sucesso da educação do Ceará a alguns políticos, mas não citou o nome do ex-governador do estado Ciro Gomes (PDT).
O que aconteceu:
O presidente teceu elogios a qualidade da educação do estado e falou sobre a importância de uma boa gestão. O discurso em uma agenda no Crato hoje para lançar o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica.
Lula cita nomes de pessoas envolvidas na gestão da educação cearense, como o ministro da Educação, Camilo Santana, o senador Cid Gomes (PDT) e Izolda Cela, secretária-executiva do MEC (Ministério da Educação). Ciro Gomes não foi mencionado. "Quando eu o convidei para ser ministro foi porque o Ceará era o estado que tinha a melhor qualidade da educação por causa do Camilo, do Cid (Gomes, do PDT) e da Izolda, que tem muito a ver com a qualidade da educação", afirmou.
O presidente também projetou que Camilo Santana vai ser o "melhor ministro da Educação da história".
Lula também elogiou o início do trabalho de Camilo Santana no MEC. "Em quatro meses, nós fizemos mais do que em quatro anos".
Retomada de obras
O presidente assinou hoje a Medida Provisória do Pacto Nacional de Retomada de Obras na Educação Básica, que visa concluir mais de 3,5 mil obras de infraestrutura em escolas, que estão paralisadas ou inacabadas em todo o país, com previsão de investimento de quase R$ 4 bilhões, até 2026.
Está prevista a adoção da correção dos valores a serem transferidos pela União aos estados e Distrito Federal pelo Índice Nacional do Custo da Construção (INCC), que reflete as oscilações na construção civil.
Segundo a presidência, a ação pode criar cerca de 450 mil vagas nas redes públicas de ensino. O conjunto de construções somaria ao país mais de 1,2 mil unidades de educação infantil, entre creches e pré-escolas; quase mil escolas de ensino fundamental; 40 escolas de ensino profissionalizante e 86 obras de reforma ou ampliação, além de mais de 1,2 mil novas quadras esportivas ou coberturas de quadras.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.