Topo

Esse conteúdo é antigo

Marina Silva: 'Tentativa de desmontar ministérios é desserviço à sociedade'

Mudança será votada hoje e pode tirar Cadastro Ambiental Rural, importante para controlar desmatamento em terras privadas, da pasta do Meio Ambiente - Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Mudança será votada hoje e pode tirar Cadastro Ambiental Rural, importante para controlar desmatamento em terras privadas, da pasta do Meio Ambiente Imagem: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

24/05/2023 10h19

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, criticou hoje a tentativa de desmonte ambiental proposta pelo relator da medida provisória da reorganização dos ministérios, Isnaldo Bulhões (MDB-AL).

O que aconteceu?

"Qualquer tentativa de desmontar o sistema nacional de meio ambiente brasileiro é um desserviço à sociedade brasileira, ao Estado brasileiro", escreveu ela, dizendo que vai trabalhar para manter as competências da pasta dela e dos Povos Indígenas.

"Com todo respeito ao Congresso Nacional, à autonomia que ele tem, vamos para o debate", disse. "Isso não ajuda o Brasil, nem a agricultura brasileira".

Votação da MP deve acontecer ainda hoje. Governo Lula organizou a Esplanada dos Ministérios por meio de uma medida provisória, que depende de aprovação do Congresso até 1º de junho para não perder a validade.

Relator propôs transferir CAR (Cadastro Ambiental Rural) do Meio Ambiente para o Ministério de Gestão. O cadastro define se uma propriedade agrícola cumpre as legislações ambientais, e é importante para controlar o desmatamento em terras privadas. A demarcação de terras indígenas também passaria do Ministério dos Povos Indígenas para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, como era no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).