Ministros se reúnem para definir ações de combate à gripe aviária no Brasil
Os ministros do Meio Ambiente, da Saúde, e da Agricultura se reuniram para tratar ações de enfrentamento à gripe aviária no Brasil.
O que aconteceu
A ministra Marina Silva anunciou que os titulares das três pastas se reuniram com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. Eles discutiram o combate à disseminação da doença.
Nesse esforço conjunto cada uma das pastas organizará um Centro de Operação de Emergência para tomada de medidas de enfrentamento à doença.
Marina Silva, ministra do Meio Ambiente
Os ministérios articulam a organização de centros de operação de emergência para o enfrentamento da doença.
Os trabalhos serão realizados para evitar a transmissão de animais a humanos, além de traçar ações para reduzir os impactos ambientais.
"As áreas técnicas dos três ministérios atuam na definição de protocolos. Não há registro de casos da doença em humanos no país até o momento", diz o comunicado do Ministério da Saúde.
Gripe aviária já tem 8 casos
A gripe aviária foi registrada pela primeira vez no Brasil em maio. Até o momento, há a confirmação de oito casos em aves silvestres, sendo sete no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro.
O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional na última segunda-feira (22). Segundo a pasta, o ato vale por 180 dias e é uma medida para evitar que a doença chegue na produção de aves de subsistência e comercial (veja aqui).
Com informações de Agência Brasil
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.