Prefeitura do Rio não fez comunicado sobre não consumir frango
É falsa uma imagem que usa a logomarca da Prefeitura do Rio de Janeiro com um suposto alerta para que as pessoas não comprem frango por causa de surto de gripe aviária. A transmissão da doença não se dá pelo consumo da carne ou de ovos das aves, mas pelo contato com animais infectados, vivos ou mortos. Não há registro de casos de gripe aviária na cidade do Rio.
O que diz o post
Imagem usa logomarca da prefeitura do Rio com a seguinte mensagem: "ALERTA. Surte de gripe aviária em todo território nacional, não compre frango, não leve doença para sua família!"
Por que é falsa
Comunicado não foi feito pela prefeitura do Rio. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não há registro de casos de gripe aviária na cidade até o momento. A Secretaria também negou que tenha emitido qualquer alerta sobre surtos, e afirmou que o material gráfico usa indevidamente a logomarca da prefeitura.
Transmissão do vírus não acontece por consumo da carne ou de ovos. A Secretaria reafirmou que a transmissão do vírus H5N1, da gripe aviária, de aves para seres humanos acontece a partir do contato com animais infectados, vivos ou mortos, e não pelo consumo de carne ou ovos.
Emergência zoossanitária. O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou, na última segunda-feira (22), estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por causa da detecção de casos de gripe aviária em aves silvestres no país. Segundo o ministério, o ato vale por 180 dias e é uma medida para evitar que a doença chegue na produção de aves de subsistência e comercial (veja aqui). Foram confirmados 8 casos de gripe aviária em aves silvestres até o momento, sendo 7 em cidades do Espírito Santo e um São João da Barra (RJ).
Esse conteúdo também foi checado pela Lupa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.