Topo

Carla: Contra MP, Lula fala em 'guarda compartilhada' entre Marina e Esther

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/05/2023 19h46

A colunista do UOL Carla Araújo afirmou, no UOL News desta sexta-feira (26), que o presidente Lula (PT) busca um consenso com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para ter algumas atividades compartilhadas com a ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck. A ideia surgiu após a aprovação da MP que diminui as atividades do Ministério do Meio Ambiente.

A ideia foi tentar buscar consensos com a ministra Marina Silva. Falou-se um pouco, pelo que apurei, em algumas atividades compartilhadas com a ministra Ester, de Gestão, e também um pouquinho de tentar montar a estrutura e estratégia do governo de como reagir a essas mudanças que foram feitas pelo Congresso".

Segundo Carla, o governo ainda fala em tentar reverter algumas mudanças, mas as estratégias para isso ainda estão em pauta.

Como isso vai ser feito? Há ainda algumas possibilidades na mesa. Ouvi de algumas fontes que algumas coisas poderiam ser reeditadas por decreto, por exemplo, e outras serem feitas de acordo".

Sakamoto: Centrão exige ser pago por Lula para aprovar até pauta com a qual concorda

O colunista do UOL Leonardo Sakamoto criticou a forma como os deputados do chamado Centrão vem agindo com relação a necessidade de liberação de emendas para votar junto a pautas do governo. Segundo Sakamoto, os deputados têm exigido a liberação de emendas mesmo para votar a favor de pautas com as quais eles concordam.

Passa por liberação de emendas, recursos. Desde o governo Bolsonaro, o Centrão recebe emendas para votar com o governo federal. A questão é que ele exige ser pago para aprovar pautas com as quais ele concorda.

"E aí foi assim com o arcabouço fiscal apresentado pelo Haddad", completou.

Sakamoto também afirmou que a MP dos Ministérios é uma forma dos deputados cutucarem o governo Lula com algo que não concordam.

A liberação bilionária de emendas não evitou que os paramentares atacassem com a Medida Provisória que é responsável pela reorganização dos ministérios, cutucando o governo Lula, esquartejando o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério dos Povos Tradicionais. O Centrão não concorda com isso e mesmo com emenda não votam de jeito nenhum.

BNDES anuncia medidas de incentivo à indústria; diretor explica linhas de crédito

O diretor Desenvolvimento Produtivo e Inovação do BNDES, José Luis Pinho, comentou durante sua participação no UOL News a respeito do anúncio realizado pelo governo ontem de medidas para alavancar a produção de carros populares e baratear o preço de automóveis zero-quilômetro para consumidores no Brasil.

Essa é uma medida que o governo está pensando em um setor que tem impacto para frente e para trás da cadeia produtiva. Tanto na cadeia de fornecedores do setor automotivo, que pode ajudar a gerar empregos, estimular a industria nacional, como na cadeia revendedora de carros e tudo mais.

"O impacto é muito grande para geração de emprego, um setor importante para a economia brasileira e que vai ajudar a dinamizar a economia nesse momento. Por isso o governo tem tomado essa atitude agora", completou.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: