Topo

Esse conteúdo é antigo

Secretário do Recife denuncia racismo: 'Questionou-me se eu era segurança'

Secretário de Participação Social do Recife, Aldemar Santos - Reprodução Instagram
Secretário de Participação Social do Recife, Aldemar Santos Imagem: Reprodução Instagram

Do UOL, em São Paulo

04/06/2023 13h32Atualizada em 04/06/2023 15h49

No Instagram, o secretário de Governo e Participação Social do Recife, Aldemar Santos, publicou um relato em que denuncia ter sido vítima de racismo durante evento da Frente Nacional de Prefeitos, em João Pessoa (PB).

O que aconteceu

O secretário disse que recebeu seu crachá errado duas vezes. Na primeira vez, ele foi identificado como "empresário" de Jabotão dos Guararapes; na segunda, ele foi identificado como "subsecretário de Jaboatão dos Guararapes".

Santos reafirmou que, na verdade, ocupa o cargo de secretário de Governo de Recife. Depois disso, a pessoa responsável pelo cadastramento buscou orientação sobre o que fazer, e a recepcionista questionou se o secretário seria segurança do evento.

"Com bastante indignação, perguntei a ela o que a faria crer que eu seria segurança", afirmou o secretário do governo na rede social.

Perguntei qual o motivo que a faria acreditar que, após mais de meia hora eu me apresentando como secretário do Recife, eu estaria mentindo e me "passando por secretário" sem ser. Foi quando eu falei, usando um português claro, em alto e bom som, que o fato que a autorizava a achar que eu era segurança me fazendo passar por secretário era a minha cor negra. Que eu estava sendo vítima de racismo. Que fatos como aquele NÃO PODEM MAIS ACONTECER".
Aldemar Santos, secretário de Governo e Participação Social do Recife

O secretário disse ainda que não vê problema em ser confundido com um segurança. A questão, afirmou, é "o fato de as pessoas não acreditarem na possibilidade de um negro estar em algum lugar ou condição que elas (as pessoas) acham que é possível".

João Campos prestou solidariedade

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), publicou nas redes sociais nota em solidariedade ao secretário. "Gestos assim são inaceitáveis e não representam a trajetória da instituição. Qualquer reflexão sobre o futuro das cidades passa pelo enfrentamento a todas as formas de preconceito. Racismo é crime", escreveu o prefeito.

Frente Nacional de Prefeitos se desculpa

O perfil da FNP publicou um pedido de desculpas direcionado ao secretário no comentário do post do prefeito João Campos.

A Frente afirma que a empresa de recepcionistas contratadas para o evento foi dispensada e se compromete a rever os procedimentos para contratação de prestadores de serviços.

Leia a íntegra abaixo:

Prefeito, reproduzimos abaixo nosso pedido de desculpas ao secretário para reafirmar nosso posicionamento repúdio: Caro secretário Aldemar Santos,

Primeiramente pedimos desculpas pela lamentável situação de racismo vivenciada no credenciamento do Reflexões sobre o futuro das cidades, em João Pessoa/PB. Tão logo soubemos do ocorrido, que tem nosso total repúdio, tanto da diretoria quanto do corpo técnico da FNP, desligamos a empresa de recepcionistas contratadas para apoiar a realização do evento, o que não afasta nossa responsabilidade. Por não compactuar com nenhum tipo de discriminação, os prestadores de serviço foram dispensados antes mesmo do final das atividades. A FNP lamenta que, considerando sua histórica atuação, e dentro de um evento que prima pelo debate democrático de alto nível, com respeito a todas as formas de diversidade, uma situação de racismo tenha ocorrido. A FNP se compromete de rever os procedimentos para contratação de prestadores de serviço, assim como já tem com o corpo funcional.

João Pessoa/PB, 2 de junho de 2023.
Frente Nacional de Prefeitos

Quem é Aldemar Santos

Conhecido como "Dema", Aldemar assumiu a secretaria em fevereiro deste ano. Ele é advogado e servidor concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.