Topo

Mendonça pede vista, e STF adia decisão sobre marco temporal indígena

Do UOL, em Brasília

07/06/2023 16h06Atualizada em 07/06/2023 18h42

O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu vista (mais tempo de análise) e suspendeu mais uma vez o julgamento do marco temporal após o caso ficar parado por quase dois anos na Corte. Antes, o ministro Alexandre de Moraes votou contra a tese.

O que aconteceu

Mendonça anunciou que iria pedir vista (mais tempo de análise) logo depois do voto de Moraes, único a votar na sessão de hoje. Mendonça classificou o voto de Moraes como "bastante robusto" e disse que precisa de "maior reflexão" sobre a matéria. É a segunda vez que a discussão, iniciada em 2021, é adiada

O placar está em 2 a 1 contra o marco temporal. Em 2021, o relator, Edson Fachin votou contra a tase. Moraes acompanhou o colega hoje. Na divergência, está, até o momento, o ministro Nunes Marques, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que é favorável ao marco temporal.

Mendonça se comprometeu a liberar o processo "em um prazo comum". Desde janeiro, ministros que pedem vista devem devolver os casos para julgamento em até 90 dias. Caso não o faça, o processo é liberado automaticamente.

Com isso, a discussão do marco temporal pode ficar para depois de setembro — mês em que se aposenta Rosa Weber, presidente do Supremo.

A ministra relembrou o prazo e cobrou Mendonça que devolva o processo antes de sua saída. Para ela, o tema é de imensa sensibilidade e "toda reflexão se mostra oportuna". Rosa, porém, deixou claro que espera votar antes de se aposentar. Havia uma expectativa de que ela antecipasse o voto caso o julgamento fosse suspenso hoje.

Interlocutores de Mendonça avaliam que ele deverá devolver o processo antes da aposentadoria de Rosa. O UOL apurou que o ministro travou a discussão para se debruçar sobre os trechos do voto de Moraes sobre indenizações tanto a proprietários de terras quanto a populações indígenas.

Antes da sessão, o ministro Edson Fachin afirmou que a decisão do Supremo sobre o marco temporal vai definir "parte substancial do futuro do país".

A ministra dos Povos indígenas, Sonia Guajajara, e a deputada Célia Xakriabá, no STF nesta quarta (7); ao fundo, o Cacique Raoni  - Pedro Ladeira/Folhapress - Pedro Ladeira/Folhapress
A ministra dos Povos indígenas, Sonia Guajajara, e a deputada Célia Xakriabá, no STF; ao fundo, o Cacique Raoni
Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Moraes vota com Fachin contra marco temporal

Moraes acompanhou o voto do relator, Edson Fachin, disse que houve falhas do poder público na demarcação de terras indígenas e defendeu mudanças na proposta da tese a ser formada pela Corte:

  1. Para o ministro, a União deve indenizar integralmente o proprietário que, de boa-fé, adquiriu uma terra tradicional indígena antes da data da Constituição. Nos casos após o marco, a indenização deve ser apenas em benfeitorias. Os pagamentos devem ser feitos em dinheiro ou em títulos da dívida agrária.
  2. Em casos impossíveis de se fazer a demarcação, como em situações de cidades construídas em cima de uma terra tradicional, segundo Moraes, a União deve compensar as comunidades tradicionais, concedendo terras equivalentes às tradicionalmente ocupadas, desde que haja concordância.

Moraes afirmou que a discussão do marco temporal é uma das "questões mais difíceis" não apenas no Brasil como no mundo. Disse ainda que há um quadro de insegurança jurídica que afeta a paz social em razão da falta de uma interpretação definitiva sobre o tema.

O que disseram os ministros

Eu só espero - e tenho certeza que vai acontecer - que eu tenha condições de votar, porque eu tenho uma limitação temporal para proferir o meu voto.
Rosa Weber, presidente do STF

Essa insegurança jurídica, essa intranquilidade social, que acaba resultando em violência entre comunidades indígenas e pessoas do campo, permanece nos dias de hoje, quase 35 anos da Constituição Federal"
Alexandre de Moraes, ministro do STF

Indígenas brasileiros de diferentes tribos participam de manifestação contra a tese do marco temporal, em Brasília   - Evaristo Sá/AFP - Evaristo Sá/AFP
Indígenas brasileiros de diferentes tribos participam de manifestação contra a tese do marco temporal, em Brasília
Imagem: Evaristo Sá/AFP

Lideranças indígenas acompanham no plenário

Lideranças indígenas de 21 etnias acompanham o julgamento do plenário do Supremo, que reservou 50 cadeiras para as comunidades tradicionais, assim como ocorreu em 2021. A ministra Sônia Guajajara (Povos Indígenas) também esteve na Corte.
Inicialmente, a sessão também seria transmitida em um telão na Praça dos Três Poderes, mas o Governo do Distrito Federal vetou a iniciativa. O STF cedeu um espaço na área externa, mas não houve tempo para os indígenas instalarem o equipamento.

O que é o marco temporal

A tese do marco temporal estabelece que os povos indígenas só podem reivindicar terras que ocupavam à época da promulgação da Constituição, em outubro de 1988. A discussão opõe ruralistas e mais de 170 povos indígenas, que criticam a tese e defendem a sua derrubada.

A decisão do STF no caso terá repercussão geral, ou seja, servirá para solucionar disputas judiciais sobre o tema em todas as instâncias do país. Em 2021, quando o julgamento foi suspenso, o placar estava 1 a 1. Fachin, relator votou contra o marco temporal. Nunes Marques, indicado por Jair Bolsonaro (PL), votou a favor.

O caso específico em discussão na Corte envolve uma disputa entre o governo de Santa Catarina e indígenas do povo xokleng, que reivindicam um território na região central do estado. Em janeiro de 2009, cerca de cem deles ocuparam uma área onde hoje está a reserva biológica do Sassafrás, uma área de proteção ambiental. O governo pediu a reintegração de posse, e obteve em primeira instância, mas a Funai recorreu e o caso chegou ao Supremo em 2016.

Indígenas vão assistir a julgamento por telão - Pedro Ladeira/Folhapress - Pedro Ladeira/Folhapress
Indígenas vão assistir a julgamento por telão
Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

O que é o projeto de lei no Congresso

Além do julgamento no STF, o marco temporal é tema de proposta no Congresso. Na semana passada, a Câmara aprovou um projeto de lei que estabelece a tese para demarcação de terras indígenas — foram 283 votos a favor, 155 contra e uma abstenção.

A proposta foi enviada para análise do Senado. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já sinalizou que o texto deverá ter uma tramitação lenta na Casa.

A aprovação na Câmara foi uma vitória da bancada ruralista sobre a agenda ambiental defendida pelo governo Lula (PT). Eleito com a promessa de fazer demarcações, o petista criou o Ministério dos Povos Indígenas. As ações do governo, no entanto, não se refletiram no Congresso — com a falta de articulação política, os governistas não conseguiram impedir a derrota na votação. A ministra Sônia Guajajara criticou o texto.